A Fundação Florestal do Estado de São Paulo reabriu as 69 unidades de conservação em Avaré e na região. As unidades são administradas pela Fundação Florestal e estavam fechadas desde o dia 1º de setembro para priorizar a prevenção e combate a incêndios durante este período crítico de seca.
A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do Governo e baseia-se nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais. Outras 13 unidades de conservação permanecerão fechadas pelo menos até 12 de outubro . São parques localizados em áreas sem chuva e com focos de incêndio no entorno, que exigem ainda dedicação intensiva para evitar queimadas.
Segundo o Governo de São Paulo, as condições climáticas de risco e a incidência de incêndios no são monitoradas permanentemente por meio da Operação São Paulo sem Fogo. A mobilização envolve aeronaves, uma força-tarefa de 15 mil pessoas e 2 mil veículos para pronta resposta, assim como o uso de satélites e drones com imagens térmicas.
Até o momento, 33 pessoas foram presas pela polícia por suspeita de causarem incêndios em vegetação.
Confira abaixo a relação das unidades de conservação que foram reabertas em Avaré e região.
Região de Avaré
EE Angatuba
EE Avaré
EE Paranapanema
Floresta de Angatuba
Floresta de Avaré I
Floresta de Avaré II
Floresta de Manduri
Floresta de Paranapanema
Floresta de Piraju
Floresta de Botucatu
No site da Fundação Florestal, tem a lista completa da reabertura das unidades de conservação localizadas na região metropolitana e interior do estado.