Nativo do México e América do Sul, o abacate é uma fruta muito popular no Brasil. Versátil, ele pode ser usado como ingrediente de shakes, vitaminas, torradas e, claro, da famosa guacamole.
Contudo, o alimento não se destaca apenas pelo sabor: ele oferece diversos benefícios para a saúde. Rico em potássio, vitamina A e fibras, ele é importante para a saúde dos olhos e para o funcionamento do intestino, por exemplo.
E as vantagens da fruta não param por aí. Ela pode ser uma verdadeira aliada nos cuidados com a pele e o cabelo.
Pele radiante
Em entrevista anterior ao Metrópoles, a dermatologista Cristina Salaro definiu o abacate como uma “joia para a pele”. Isso porque ele é rico em vitaminas A, B, C, D e E, que ajudam a hidratar e tratar a cútis, além de ser um potente antioxidante. Essa propriedades colaboram para a prevenção de sinais do envelhecimento, como rugas e linhas finas, rejuvenescendo o visual.
“Ele contém ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 6, que formam uma película protetora na pele, mantendo a umidade e nutrindo profundamente”, explicou a especialista.
Para usufruir dos benefícios, além de incluir o alimento na dieta, é possível usá-lo diretamente na pele, como parte da rotina de skincare, seja na forma de polpa seja como óleo. Assim, ele irá hidratar, nutrir, e revitalizar a cútis.
“O óleo de abacate tem uma estrutura semelhante à da pele humana, o que o torna muito biocompatível, penetrando com mais facilidade na pele e nos cabelos”, revelou Salaro.
Outra vantagem da fruta está relacionada com o processo de cicatrização. Por sua ação antioxidante, calmante e antifúngica, ela é ideal para tratar a pele após a extração de cravos e comedões, por exemplo.
Cabelos sedosos
Diante de todas as suas propriedades, o abacate também ajuda a melhorar a saúde do couro cabeludo. Seu óleo pode ser usado como finalizador para reduzir o frizz e adicionar brilho ao cabelo.
Outra recomendação da dermatologista é misturar meio abacate amassado com uma colher de iogurte natural e aplicar nos fios. Essa máscara ajuda a hidratar, controlar a oleosidade e garantir brilho. Para um tratamento mais potente, você pode adicionar babosa à mistura, potencializando os efeitos anti-inflamatórios.
Não jogue a casca do abacate fora
Outra forma de reaproveitar o abacate no dia a dia é usar a casca da fruta no jardim em vez de jogá-la no lixo. Ela pode ser usada como adubo ou como sementeira biodegradável, como explicou, também em entrevista anterior, a paisagista Gabriela Pileggi.
“Ela é cheia de nutrientes e tem uma decomposição muito rápida”, afirmou Gabriela. “Se você já faz compostagem, melhor ainda. É só adicionar os pedacinhos da casca na composteira, e em pouco tempo vira adubo rico para suas plantas”, acrescentou.
Além disso, a casca da fruta também pode funcionar como um pequeno berçário para novas mudas. Basta colocar um pouco de terra dentro da casca, adicionar as sementes e deixá-las germinar ali mesmo. Quando a muda estiver pronta para ir ao solo, a casca pode ser plantada junto — sem precisar retirar a plantinha.