Primeira queda desde novembro de 2024
O Índice de Frete Edenred Repom (IFR) apontou que o preço médio do frete por quilômetro rodado no Brasil foi de R$ 7,35 em março de 2025, representando uma queda de 0,54% em relação ao mês anterior. Este é o primeiro recuo registrado pelo indicador desde novembro do ano passado.
A redução, embora modesta, ocorre mesmo diante de fatores que historicamente exercem pressão sobre os custos logísticos, como o reajuste no piso mínimo da tabela de frete e o início da safra agrícola. Segundo Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom, a desaceleração da indústria de transformação e a leve queda no preço do diesel contribuíram para a estabilidade do valor do frete.
“Apesar dos fatores que normalmente elevam os custos, como o início da safra, o IFR registrou recuo. A indústria de transformação sentiu os efeitos da desaceleração, enquanto as commodities continuam com bom desempenho. Além disso, o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) indicou uma leve redução no preço do diesel em março, comparado a fevereiro, o que ajuda a aliviar os custos operacionais”, afirmou Fernandes.
A projeção para os próximos meses é de que o comportamento dos preços do frete permaneça condicionado a uma série de variáveis econômicas. A redução anunciada pela Petrobras no preço do diesel nas refinarias, em vigor desde 1º de abril, deve oferecer novo fôlego ao setor de transporte rodoviário. Além disso, o desempenho de setores como o agronegócio e a indústria extrativa deverá continuar influenciando o volume de contratações e o valor médio praticado por quilômetro rodado.
O IFR é um indicador que mede o preço médio do frete e sua composição, baseado em mais de 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio administradas pela Edenred Repom. A empresa, que integra a linha de negócios de Mobilidade da Edenred Brasil, atua há três décadas na gestão e no pagamento de despesas no transporte rodoviário de cargas. Líder no segmento, a Edenred Repom atende mais de 1 milhão de caminhoneiros em todo o território nacional.