O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta terça-feira (13) o envio de notificações a aposentados e pensionistas vítimas de uma fraude bilionária envolvendo descontos indevidos em seus benefícios.
As mensagens estão sendo enviadas por meio do aplicativo Meu INSS, alertando os beneficiários sobre a situação.
Os descontos fraudulentos aparecem nos históricos de créditos dos beneficiários, documento equivalente ao contracheque, sob diversas nomenclaturas.
Podem ser identificados como:
O valor médio dos descontos indevidos é de aproximadamente R$ 40,70, podendo chegar até 1% do teto do Regime Geral de Previdência Social. Em 2025, esse limite máximo é de R$ 81,57 por mês.
Para verificar se foi vítima da fraude, o beneficiário deve acessar o aplicativo ou site do Meu INSS, fazer login e buscar pelo “extrato de contribuição”.
Neste documento, deve-se procurar por “mensalidade associativa” e identificar quando os descontos começaram, qual entidade está realizando os descontos e o valor descontado.
Para cancelar os descontos futuros, o beneficiário pode excluir a mensalidade diretamente no site ou aplicativo.
Para recuperar os valores já descontados, é necessário entrar em contato com o 0800 da associação responsável ou enviar um e-mail para [email protected].
O INSS também está enviando avisos para beneficiários que não foram afetados pela fraude, informando que nenhum desconto indevido foi realizado em seus benefícios.
A mensagem ressalta que o governo federal descobriu a fraude e continua trabalhando para proteger os beneficiários e seus benefícios.
É fundamental que os aposentados e pensionistas fiquem atentos a seus extratos e notificações do INSS para identificar rapidamente qualquer irregularidade e tomar as medidas necessárias para proteger seus benefícios.