O basquete do Flamengo voltou a fazer história no cenário internacional. Pela terceira vez, o clube brasileiro se tornou campeão da América na modalidade.
Com o título da Liga das Américas, o Flamengo disputará o Intercontinental da categoria, que será disputado em Singapura.
O clube carioca é bicampeão do torneio, vencendo o Maccabi Tel Aviv, em 2014, e o San Pablo de Burgos, em 2022.
Após terminar em segundo na última edição do Novo Basquete Brasil (NBB), o Flamengo garantiu vaga na Liga das Américas de 2025.
A campanha rubro-negra foi praticamente perfeita, com apenas uma derrota em dez partida. O único revés foi justamente para o Boca Juniors, rival na decisão, que estava no mesmo grupo do Rubro-Negro.
Líder do seu certame na fase inicial, o Flamengo despachou o Paisas, da Colômbia, com muita facilidade nas quartas de final. Depois, em final antecipada, não tomou conhecimento da forte equipe de Franca.
A ampla vantagem na decisão (83 a 57) só mostra como os rubro-negros estavam muito à frente dos seus adversários. Festa em um Maracanãzinho lotado, de um Flamengo que se mostra cada vez mais poliesportivo, não só focado no futebol.
O armador Alexey Borges foi considerado o melhor jogador da decisão.