22/05/2025 - 15:39
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ficar sem menstruar com a pílula é seguro? Veja mitos sobre uso contínuo

Não gosta de menstruar? O anticoncepcional hormonal pode ser usado para mais do que apenas prevenir a gravidez — é também uma forma popular de ficar meses ou até anos sem menstruação.

O uso contínuo de anticoncepcionais envolve tomar pílulas hormonais sem a chamada semana do placebo ou usar outros métodos como implante, anel ou injeções sem interrupção. Este método pode acabar com o sangramento regular associado à menstruação, assim como as cólicas, enxaquecas e outros sintomas menstruais.

 

Com as redes sociais se tornando um terreno fértil para conselhos médicos amadores e relatos pessoais, publicações sobre parar de tomar a pílula e prevenir a gravidez através de métodos não hormonais acumulam milhares de visualizações diariamente em aplicativos como o TikTok. Enquanto influenciadores compartilham seus medos sobre infertilidade e possíveis danos da supressão dos processos naturais do corpo, especialistas em reprodução dizem que mitos e desinformação sobre anticoncepcionais hormonais estão aumentando.

Para entender mais sobre os riscos, benefícios e a ciência por trás do uso de anticoncepcionais para evitar a menstruação, conversei com a especialista em saúde reprodutiva Kavita Nanda. Como obstetra-ginecologista e pesquisadora clínica da organização sem fins lucrativos FHI 360, da Carolina do Norte, Nanda passou mais de 25 anos estudando o uso contínuo de anticoncepcionais e outras formas de contracepção.

CNN: Como funciona o controle de natalidade hormonal?

Nanda: Os contraceptivos combinados usam formas sintéticas de estrogênio e progesterona juntos. Os métodos combinados funcionam para prevenir a gravidez impedindo a ovulação, que é a liberação de um óvulo dos ovários. Outros métodos usam apenas progesterona sintética, incluindo pílulas, implantes, injetáveis e dispositivos intrauterinos, ou DIUs. Ambos os métodos combinados e apenas com progestina tornam o muco do colo do útero mais espesso, o que dificulta a entrada do esperma no útero, e o revestimento do útero também permanece fino.

CNN: O que é uso contínuo? E como ele difere de outros métodos?

Nanda: A forma padrão de tomar contraceptivos combinados é ciclicamente, todos os dias por três semanas, e depois você tem uma pausa nos hormônios por uma semana. Você não toma pílula ou toma um placebo por uma semana, então você tem o que chamamos de sangramento por privação. O revestimento do útero descama, e é isso que as pessoas chamam de “menstruação”, embora seja apenas um sangramento por privação hormonal. Mas quando falamos de uso contínuo, você não faz pausas. O revestimento uterino permanece fino e intacto, e isso significa que as usuárias podem ficar semanas, meses ou até mais tempo sem “menstruar”.

CNN: Por quanto tempo você pode ficar sem menstruar com segurança?

Nanda: Existem estudos comparando o uso contínuo versus cíclico, e é igualmente eficaz e seguro. Não há razão médica para ter menstruação ou sangramento por privação quando você está usando contraceptivos hormonais. Desde que você não tenha contraindicações (condições médicas) para a pílula anticoncepcional, você não tem contraindicações para o uso contínuo da pílula.

Historicamente, antes da contracepção, as mulheres não necessariamente sangravam o tempo todo, porque muito tempo era gasto ou grávida ou amamentando. Em ambas as condições, não há sangramento mensal, frequentemente por meses.

Agora, se você não está grávida ou amamentando, não está usando contracepção hormonal e não tem menstruação mensal — isso é algo que você precisa discutir com seu médico, pois pode indicar um problema.

CNN: Há algum efeito colateral específico do uso contínuo?

Nanda: Os efeitos colaterais em geral são semelhantes aos do uso cíclico. Por exemplo, você pode ter náusea, sensibilidade nos seios e dores de cabeça (a qualquer momento). Com o uso contínuo, algumas pessoas experimentam sangramento inesperado ou manchas, especialmente no início, mas isso geralmente melhora com o tempo, e muitas pessoas conseguem amenorreia ou cessação da menstruação. Para algumas pessoas, pode levar de três a quatro meses.

CNN: Como o uso contínuo afeta a fertilidade após a interrupção?

Nanda: Não há evidências de que o uso prolongado de contracepção hormonal — seja combinada hormonal, tomada continuamente ou ciclicamente — cause infertilidade, e a fertilidade geralmente retorna dentro de um ou dois meses. Basicamente, uma vez que você para, os hormônios (sintéticos) desaparecem muito rapidamente do sangue, a ovulação não é mais suprimida, sua produção normal de estrogênio e progesterona é retomada. Assumindo que você tinha ciclos menstruais normais antes, eles voltariam. (Uma exceção é) se você estiver tomando algo como a injeção contraceptiva Depo Provera” Não causa infertilidade, mas pode demorar mais tempo para a fertilidade retornar após as injeções.

CNN: Por que as pílulas de placebo foram inventadas se não há mal nenhum em evitá-las?

Nanda: Quando a pílula anticoncepcional oral combinada foi desenvolvida na década de 1950, o padrão atual de 21 dias de pílulas ativas seguidas por um intervalo de sete dias sem hormônios não foi baseado em necessidade médica, mas em razões culturais e estratégicas. Na época, havia uma crença generalizada de que menstruar a cada 28 dias era um sinal de função reprodutiva feminina normal.

Para alinhar-se com essa expectativa, o regime foi projetado para imitar um ciclo menstrual natural, com um sangramento mensal planejado para tranquilizar tanto as usuárias quanto os médicos de que não estavam grávidas — importante em uma era antes dos testes de gravidez caseiros estarem prontamente disponíveis — e, na época, para ajudar a amenizar a resistência religiosa e social à contracepção.

CNN: Quem pode considerar o uso contínuo de métodos contraceptivos?

Nanda: É realmente uma preferência pessoal e uma discussão entre uma pessoa e seu médico. Alguém pode não querer ter menstruação por anos, ou algumas pessoas preferem sangrar três vezes por ano. Algumas pessoas se sentem mais seguras com o sangramento mensal. O uso contínuo pode ser especialmente útil para pessoas que têm cólicas menstruais, menstruação intensa, endometriose, enxaquecas, anemia por deficiência de ferro, deficiências físicas ou intelectuais, e indivíduos transgênero.

Pílula anticoncepcional tem maior busca em 5 anos; veja outros métodos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ficar sem menstruar com a pílula é seguro? Veja mitos sobre uso contínuo no site CNN Brasil.


O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.


Este conteúdo foi criado originalmente em: www.cnnbrasil.com.br

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS