Fatecs de SP conquistam notas de excelência em avaliação do Ministério da Educação
Cursos de quatro Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza (CPS) obtiveram notas de excelência no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023, cujos resultados foram divulgados na última sexta-feira (11). A avaliação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Os cursos superiores de tecnologia em Agronegócio, da Fatec Jales, e de Gestão Ambiental, da Fatec Jundiaí, conquistaram o conceito máximo, que é 5. Já os cursos de Radiologia, da Fatec Botucatu, e de Agronegócio, da Fatec São José do Rio Preto, alcançaram nota 4.
Embora o Enade seja o indicador mais conhecido, é o Conceito Preliminar do Curso (CPC) que dá uma visão mais abrangente da qualidade das formações oferecidas por faculdades e universidades. Os quatro cursos do CPS com melhores nota na avaliação também alcançaram excelência nesse quesito, com notas 4.
O CPC é obtido a partir de uma equação que considera a nota dos alunos no Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), a nota do corpo docente e o questionário respondido pelos estudantes (veja abaixo).
Conjuntos
O Enade divide os cursos de graduação do País em três grupos e a cada ano avalia um desses conjuntos. Em 2023, foi a vez do Ano 1. Além de alguns cursos superiores de tecnologia, formações em áreas como Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo passaram por avaliação.
O exame é constituído por um questionário e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componentes específicos.
Entenda a avaliação do Inep
O post Fatecs de SP conquistam notas de excelência em avaliação do Ministério da Educação apareceu primeiro em Agência SP.