A ampliação do Porto de Santos representa um marco decisivo para o comércio exterior do Brasil, segundo Maurício Landwoigt de Oliveira, professor do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) e especialista em Gerenciamento de Projetos. Para ele, o projeto de expansão está alinhado às melhores práticas do Guia PMI, com foco na análise profissional do negócio e na gestão da realização de benefícios.
Atualmente, o Porto de Santos opera com nove terminais especializados em cargas conteinerizadas, sob a gestão de grandes operadores como Embraport, DP World Santos e Santos Brasil. Essa estrutura é fundamental para o escoamento de commodities agrícolas e produtos industrializados do país.
A modernização constante dos terminais, orientada por práticas de Innovation Project Management, tem elevado a eficiência operacional do porto, reforçando a competitividade do Brasil no comércio internacional.
O Porto de Santos atua como um elo vital do Brasil com as principais rotas comerciais internacionais. Destacam-se as exportações para China, União Europeia e Estados Unidos, envolvendo produtos como soja, açúcar, café e carnes. Na importação, chegam insumos como fertilizantes, máquinas e produtos químicos, principalmente provenientes da Rússia, Alemanha e China.
“A expansão do Porto de Santos é um divisor de águas para o comércio exterior brasileiro”, destaca Oliveira. Ele ressalta que, com uma gestão focada na análise de negócios, realização de benefícios e gestão de riscos, o porto se consolida como um motor essencial da economia, conectando o Brasil de forma eficiente e sustentável aos mercados globais.