Os EUA esperam uma resposta nesta quarta-feira (23) a um plano de paz que inclui o reconhecimento não oficial do controle russo de quase todas as áreas ocupadas desde o início da guerra na Ucrânia em 2022, informou o Axios nesta terça-feira (22), citando fontes com conhecimento direto da proposta.
Segundo o Axios, de acordo com a proposta, que foi apresentada na semana passada, os EUA suspenderiam as sanções impostas à Rússia desde 2014 e devolveriam uma pequena parte de Kharkiv, ocupada pela Rússia, à Ucrânia.
O relatório do site acrescentou que a usina nuclear de Zaporizhzhia seria considerada como território ucraniano, mas operada pelos EUA, com fornecimento de eletricidade tanto para a Ucrânia quanto para a Rússia.
Tanto Kiev quanto Moscou se acusaram mutuamente por milhares de ataques que violaram a trégua que o Kremlin indicou no domingo (20) que não seria estendida.
Washington disse que acolheria com satisfação uma extensão da trégua, e o presidente Volodymyr Zelensky reiterou diversas vezes a disposição da Ucrânia de suspender os ataques por 30 dias na guerra.
Mas Putin, que lançou a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022 e ordenou no sábado (19) a interrupção de toda atividade militar na linha de frente até meia-noite de domingo (20), horário de Moscou, não deu ordens para estendê-la.
Zelensky disse na manhã de segunda-feira (21) que suas forças foram instruídas a continuar a imitar as ações do exército russo.
O presidente dos EUA, Donald Trump, na esperança de fechar um acordo de paz duradouro, demonstrou otimismo no domingo (20), dizendo que “espero” que os dois lados cheguem a um acordo ” nesta semana ” para encerrar o conflito.
Na sexta-feira (18), Trump e seu Secretário de Estado, Marco Rubio, disseram que os EUA abandonariam os esforços de paz a menos que houvesse sinais claros de progresso em breve.