Os Estados Unidos e o Irã vão realizar conversas de “alto nível” em Omã no sábado (12), disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, no X.
“É tanto uma oportunidade quanto um teste. A bola está na quadra dos Estados Unidos”, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano.
A fala vem depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (7) que uma “reunião muito grande” ocorreria no sábado para discutir o programa nuclear de Teerã.
Embora Araghchi esteja descrevendo as negociações como “indiretas”, uma pessoa familiarizada com os planos confirmou à CNN que autoridades dos EUA devem se sentar com lideranças iranianas para discutir diretamente um acordo nuclear no sábado em uma reunião organizada por Omã.
A fonte não poderia dizer quem participaria e em que nível. Steve Witkoff, enviado de Trump para o Oriente Médio, deve estar envolvido nas conversas.
As negociações diretas entre os EUA e o Irã podem representar um golpe para Israel, que há muito tempo defende o ataque às instalações nucleares do Irã. Trump indicou uma preferência para negociar sobre o programa nuclear do Irã.