O rabanete (Raphanus sativus) é uma raiz comestível originária da região mediterrânea. Cultivado desde a antiguidade, ele é muito apreciado na culinária asiática, devido ao seu sabor levemente picante e textura crocante. No Brasil, é frequentemente utilizado em saladas, trazendo um toque refrescante aos pratos.
Porém, não é só sabor que o rabanete adiciona às refeições. Ele também contribui para a saúde de diversas maneiras. Veja, a seguir, alguns dos seus benefícios!
1. Contribui para a saúde cardiovascular
Um estudo recente revelou que o rabanete da variedade Sakurajima Daikon pode contribuir para a proteção dos vasos sanguíneos coronários e, potencialmente, ajudar na prevenção de doenças cardíacas e derrames.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores investigaram os efeitos desse tipo de rabanete na produção de óxido nítrico (NO), um composto essencial para a redução da pressão arterial, em células endoteliais vasculares — responsáveis pelo revestimento dos vasos sanguíneos e linfáticos.
No experimento, células humanas e de porco foram expostas a extratos de rabanetes comuns e do Sakurajima Daikon. Os resultados indicaram que essa variedade específica estimulou uma maior produção de óxido nítrico, um indicador relevante para avanços clínicos na prevenção de derrames, ataques cardíacos e insuficiência cardíaca.
Continue a leitura no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.