Estação Consolação do Metrô de SP recebe máquina automática de prevenção ao HIV
Entrou em funcionamento na Estação Consolação da Linha 2-Verde do Metrô uma máquina automática de acesso gratuito a medicamentos e materiais de prevenção ao HIV. A ação é resultado de uma parceria entre o Metrô e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e tem como objetivo ampliar o acolhimento e a prevenção, oferecendo à população mais um ponto de acesso fácil e discreto a serviços de saúde.
A nova dispensadora automatizada disponibiliza gratuitamente medicamentos para profilaxia pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP), além de autotestes para HIV. Para utilizar o serviço, o interessado deve realizar uma teleconsulta na plataforma SPrEP, disponível no aplicativo e-saúdeSP, e usar o QR Code gerado para retirar o kit diretamente na máquina.
LEIA TAMBÉM: Cinco regiões recebem as Carretas de Mamografia na segunda quinzena de abril; veja locais
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Metrô que têm fortalecido o acesso à saúde nas estações. Durante o Carnaval de 2025, foi registrado um aumento de 15% na procura por serviços de prevenção ao HIV no sistema metroviário, o que reforça a importância de ampliar esses pontos de atendimento.
Um dos destaques é a “Estação Prevenção Jorge Beloqui”, localizada na Estação República (Linha 3-Vermelha), que funciona de terça a sábado, das 17h às 23h. No local, são oferecidos testagem rápida, orientação especializada e distribuição gratuita de PrEP, PEP, preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes.
Além disso, os passageiros também podem retirar preservativos gratuitamente nas estações Vila Madalena (Linha 2-Verde), República, Anhangabaú, Barra Funda e Sé (Linha 3-Vermelha).
O post Estação Consolação do Metrô de SP recebe máquina automática de prevenção ao HIV apareceu primeiro em Agência SP.