06/05/2025 - 09:07
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entrevista CNN: Ex-vice de Trump critica tarifas, Rússia e 6 de Janeiro

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence criticou as tarifas do presidente Donald Trump nesta segunda-feira (5), argumentando que um iminente “choque de preços” na economia e uma potencial escassez levarão os americanos a “exigir uma abordagem diferente” da Casa Branca.

Em uma entrevista com Kaitlan Collins, da CNN, Pence rejeitou os comentários recentes de Trump de que as crianças nos Estados Unidos terão que se contentar com menos brinquedos.

Pence também vê algumas das ações do republicano como rupturas drásticas das políticas aplicadas no primeiro mandato. Isso inclui o “fraco apoio à Ucrânia” na guerra com a Rússia e a “marginalização do direito à vida” que, segundo o ex-vice-presidente, se deu à escolha de Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde e Serviços Humanos.

Agora, observando o retorno de Trump ao poder de longe, Pence disse que planeja apresentar publicamente argumentos sobre essas questões — em parte para que Trump possa ouvir outras visões que aqueles na Casa Branca não estão apresentando.

“Seja lá o que o futuro me reserva, tentarei ser uma voz consistente para aqueles valores conservadores que acredito não serem apenas a política certa para o Partido Republicano, mas também o melhor caminho para um futuro sem limites para o povo americano”, disse Pence.

Os comentários do ex-vice-presidente foram feitos um dia após ele receber o prêmio John F. Kennedy Profile in Courage por suas ações em 6 de janeiro de 2021, dia em que apoiadores de Trump atacaram o Capitólio. Pence enfrentou pressão de Trump para usar seu papel constitucional de presidir a contagem dos votos do colégio eleitoral para tentar anular o resultado da eleição presidencial de 2020.

Na entrevista, que ocorreu na Biblioteca Presidencial JFK, em Boston, Pence disse que Trump “enviou a mensagem errada” ao perdoar ou comutar as sentenças de mais de mil apoiadores que se revoltaram no Capitólio.

“Fiquei profundamente decepcionado ao ver o presidente Trump perdoar pessoas que se envolveram em atos de violência contra policiais naquele dia. O presidente tem todo o direito, segundo a Constituição, de conceder perdões, mas, naquele momento, achei que isso transmitiu a mensagem errada”, disse o ex-vice-presidente.

A esposa e a filha de Pence estavam com ele no Capitólio naquele dia, e alguns manifestantes gritaram “enforquem Mike Pence”. O ex-vice-presidente lembrou-se de ter visto policiais do Capitólio dos EUA correndo para proteger o prédio, mesmo depois de alguns terem ficado feridos.

“Nenhum deles se abalou”, disse ele. “Sua coragem, sua bravura, devem ser aclamadas pelas gerações futuras, porque eles garantiram a posse do Capitólio e nos permitiram nos reunir novamente no mesmo dia e concluir nosso trabalho sob a Constituição.”

Pence argumentou que a abordagem comercial do primeiro governo Trump — incluindo a renegociação de um pacto com o Canadá e o México e tarifas específicas sobre importações chinesas — foi bem-sucedida.

Mas ele disse que Trump está tomando um caminho muito diferente agora.

“Tenho preocupações de que, com o apelo do presidente por tarifas amplas contra amigos e inimigos, em última análise, o governo esteja promovendo políticas que não são direcionadas a países que têm abusado de nossa relação comercial, mas que são essencialmente novas políticas industriais que resultarão em inflação, que prejudicarão os consumidores e que, em última análise, prejudicarão a economia americana”, disse ele.

Durante o primeiro governo Trump, Pence disse ter tido “muitas conversas longas” com o presidente americano sobre comércio. Ele reconheceu que os dois têm profundas diferenças filosóficas sobre o assunto, com Trump defendendo uma “visão histórica de que, no fim das contas, um certo limite mínimo de tarifas sobre todos os produtos que entram no país servirá ao público americano e à nossa economia”.

Pence disse que acredita no “livre comércio com nações livres”.

“Deveríamos envolver nossos parceiros comerciais em todo o mundo livre para reduzir barreiras comerciais, barreiras não tarifárias e subsídios”, disse ele. “Mas, quando se trata de regimes autoritários, devemos ser firmes, permanecer firmes e exigir que eles abram seus mercados e respeitem nossa propriedade intelectual.”

Mas, Pence acrescentou: “Eu acho que essa versão de política tarifária, que é ampla, indiscriminada, aplicando tarifas a amigos e inimigos igualmente, não é uma vitória para o povo americano”.

Pence disse que os americanos podem rapidamente enfrentar um choque financeiro quando a pausa de 90 dias anunciada por Trump em 10 de abril — sobre as altas tarifas “recíprocas” que ele impôs anteriormente — for suspensa. Ele também alertou sobre uma potencial escassez.

“Estou preocupado que, quando a chamada pausa de 90 dias acabar, até mesmo o governo tenha admitido que pode haver um choque de preços na economia e pode haver escassez”, disse Pence.

Pence foi questionado sobre o comentário recente de Trump de que “talvez as crianças tenham duas bonecas em vez de 30, sabe? E talvez as duas bonecas custem alguns dólares a mais do que normalmente custariam”.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS