20/05/2025 - 20:12
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Entrevias acelera obras da ponte e duplicação na SP-333 com usina de concreto própria

Entrevias acelera obras da ponte e duplicação na SP-333 com usina de concreto própria

Produção equivale a 56 caçambas de caminhão por dia

Grande vantagem na agilidade e na qualidade das obras

A Entrevias Concessionária de Rodovias reforça seu compromisso com a eficiência e a qualidade nas obras de duplicação da maior ponte do Estado de São Paulo, sobre o Rio Tietê, com a produção própria de concreto. Localizada estrategicamente ao lado da estrutura em ampliação, entre Novo Horizonte e Pongaí, a usina tem capacidade para produzir 450 metros cúbicos de concreto por dia – o que representa 56 viagens de caminhão. 

A usina própria é um diferencial que permite à Entrevias maior controle sobre a logística e a qualidade do material, além de reduzir custos e impactos ambientais relacionados ao transporte de concreto por longas distâncias. A operação da usina é conduzida por equipes especializadas, com equipamentos modernos e sistemas de controle rigorosos, que monitoram todas as etapas da produção, desde a pesagem dos agregados até a mistura do material no preparo da massa. Só depois de passar pelo controle de qualidade é que o concreto segue para o destino.

Todo este robusto volume de concreto abastece as frentes de trabalho da ponte e, também, irá suprir a demanda das equipes responsáveis pela construção de sete dispositivos de acesso e retorno ao longo do traçado em ampliação.  

“A produção interna nos dá autonomia e garante um fornecimento contínuo para diferentes pontos da obra, simultaneamente. Isso acelera o ritmo do cronograma e assegura padrões técnicos elevados em todas as etapas”, afirma Paulo Negreiros, diretor de Engenharia da Entrevias.

A duplicação dos trechos rodoviários é um compromisso da Entrevias com o Governo do Estado de São Paulo e integra um pacote robusto de investimentos em infraestrutura, que visa melhorar a fluidez do tráfego, aumentar a segurança viária e fomentar o desenvolvimento econômico das regiões atendidas.

Método de construção da Nova Ponte

Para erguer a nova ponte, a Entrevias utiliza o método construtivo de Balanços Sucessivos em seu vão central de 125 m, que garantirá a manutenção da navegação da Hidrovia Tietê-Paraná. Serão utilizadas mais de 3,9 mil toneladas de aço e 5 mil caminhões de concreto.

A Nova Ponte sobre o Rio Tietê em números

  • 2,4 km de extensão
  • 15 metros de altura no vão central
  • 125 metros de extensão do vão central

Pare e Siga

A concessionária reforça e pede atenção aos motoristas. Durante os trabalhos de duplicação, a ponte opera em sistema PARE e SIGA. Nesta modalidade, o trânsito flui por uma faixa da rodovia, em sentidos alternados. A recomendação ao motorista é sempre respeitar a sinalização e os comandos de homens-bandeiras para parar ou seguir viagem. E jamais parar para observar a movimentação das equipes e das máquinas. 

Duplicação

Com 271 quilômetros de extensão sob concessão da Entrevias, a SP-333 está agora com obras de duplicação em 111 quilômetros, em sete segmentos e 14 dispositivos de acesso e retorno em construção:

  • Tarumã: duplicação do km 411,250 ao km 422,500 (extensão total 11,250 km) e implantação de 1 novo dispositivo no km 414,750
  • Tarumã: implantação de 1 novo dispositivo no km 425,25, em Tarumã
  • Assis/Florínea: duplicação do km 427,050 ao km 444,520 (extensão total 17,470 km) e implantação de 2 novos dispositivos no km 433,950 e km 440,630 entre Assis e Florínea
  • Guarantã: duplicação do km 273,160 ao km 295,485, com 2 novos dispositivos
  • Borborema a Pongaí: do km 212,450 ao km 245, com 4 novos dispositivos
  • Duplicação da maior ponte do Estado de São Paulo, entre Pongaí e Novo Horizonte
  • Pongaí/Guarantã: duplicação do km 245 ao km 273,160 com 4 novos dispositivos

Sobre a Entrevias Concessionária de Rodovias

A Entrevias Concessionária de Rodovias é responsável pela operação, manutenção e modernização do lote Rodovias do Centro-Oeste Paulista, com um total de 570 quilômetros de vias no eixo entre Florínea, na divisa com o Paraná, e Igarapava, na divisa com Minas Gerais. O contrato de concessão assinado com o governo do Estado de São Paulo prevê investimentos de R$ 3,9 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implantação de tecnologias e inovações que contribuem para prestação de serviços de alta qualidade aos usuários. São acionistas da concessionária a VINCI Highways e o Pátria Investimentos. Visite o site da empresa: www.entrevias.com.br. Em caso de emergência nas rodovias ligue para 0800-3000 333.

Sobre a VINCI Highways

A VINCI Highways, subsidiária da VINCI Concessions, é líder em concessões rodoviárias, operações e serviços de mobilidade. Projetamos, financiamos, construímos e operamos rodovias, pontes, túneis, vias urbanas e serviços de mobilidade em +3.000 km de rede em 14 países. A VINCI Highways aproveita sua experiência para oferecer os mais altos padrões de desempenho e segurança e fornecer aos motoristas uma experiência positiva.

Mais informações:

@VINCIConcess

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