O embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas, deve se reunir com o papa Leão XIV na próxima sexta-feira (16), de acordo com o Itamaraty. A previsão é que ele participe de uma reunião do papa com embaixadores do corpo diplomático mundial junto à Santa Sé.
O papa Leão XIV começou a cumprir agendas oficiais e a expectativa é que também passe a se encontrar com representações diplomáticas no Vaticano.
O governo brasileiro contou com uma comitiva composta pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e membros do alto escalão dos Três Poderes no funeral do papa Francisco.
Agora, o governo pode mandar mais representantes para as cerimônias de posse do papa Leão XIV, que acontecem, no Vaticano, na segunda quinzena de maio.
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), disse em entrevista a jornalistas no domingo (11) que será uma “honra” representar o governo brasileiro.
“Em relação ao papa, o presidente Lula ainda não falou comigo, mas li na imprensa que ele vai pedir para que eu represente o governo e o povo brasileiro na posse do Leão XIV, nosso pontífice. Será uma honra. Nós da América Latina estamos muito felizes de termos um papa que nasceu nos Estados Unidos, mas passou a vida no Peru”, disse, em evento na cidade de São Paulo.
A cerimônia que marca formalmente o início do pontificado será celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 18 de maio. Lula indicou que Alckmin o substituiria a jornalistas em Moscou na última semana. O presidente justificou a ausência na missa inaugural por série de viagens internacionais que realiza.
Ainda a jornalistas no evento deste domingo, Alckmin disse que Leão XIV “dará continuidade aos trabalhos do papa Francisco” e afirmou esperar um pontífice atento a questões climáticas e sociais.
“Tenho certeza que será um papa contemporâneo. Acho que ele terá um papel no diálogo, na aproximação entre as religiões, entre os povos. É o papa do contemporâneo, da questão climática, da justiça social”, completou.
Em nota, na semana passada, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumprimentou o cardeal norte-americano Robert Prevost, após ele ser escolhido como papa, sob o nome de Leão XIV.
“Desejo que ele dê continuidade ao legado do papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos. Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, diz a nota do presidente.