O Paquistão realizou um treinamento militar com lançamento de míssil neste sábado (3), de acordo com a assessoria de imprensa das Forças Armadas locais.
O Departamento de Relações Públicas Inter-Serviços (ISPR, na sigla em inglês) das Forças Armadas do Paquistão divulgou um vídeo mostrando um míssil sendo lançado em local desconhecido, seguido por imagens de oficiais militares entoando em urdu: “Alá é o maior! Vida longa ao Paquistão”.
A Reuters não conseguiu verificar de forma independente o local e a data em que a filmagem foi filmada. No entanto, o ISPR confirmou que o Paquistão realizou teste de lançamento de bem-sucedido com o Sistema de Armas Abdali. O míssil Abdali tem alcance de 450 km, segundo o ISPR.
O teste teve como objetivo “validar a prontidão operacional e os parâmetros técnicos do sistema de armas”, informou o ISPR.
O teste de míssil ocorre em um cenário de tensões elevadas entre o Paquistão e a Índia, após um ataque a turistas na Caxemira que matou 26 pessoas e atraiu a culpa de Nova Délhi em direção a Islamabad.
O Paquistão nega envolvimento no ataque e, desde então, afirmou ter “informações confiáveis” de que a Índia pretende lançar uma ação militar.
Desde o ataque, ocorrido em 22 de abril, a Índia anunciou uma série de medidas para reduzir seus laços com o Paquistão, incluindo a suspensão de um importante tratado de compartilhamento de águas, o fechamento da única passagem de fronteira terrestre e a proibição de importações do Paquistão.