O Campeão de Alto Nível da COP30, Dan Ioschpe, afirmou que o Brasil reúne condições para alcançar os objetivos firmados no Acordo de Paris. Na avaliação de Ioschpe, a economia do carbono é uma estratégia de termos o desenvolvimento socioeconômico.
“Temos muitas soluções, tecnologias, desenvolvimentos maduros. Podemos falar de biocombustíveis, energias renováveis, da floresta. Temos um arsenal positivo de caminhos para contribuir com o atingimento do acordo de Paris através da ação climática e acelerar o desenvolvimento socioeconômico do nosso país”, disse.
A declaração foi dada durante o “CNN Talks: COP30 – A Chave para o Futuro”. O evento dá início à cobertura da CNN Brasil da 30ª Conferência do Clima, que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
Entre os objetivos do Acordo de Paris, está limitar o aumento da temperatura média global acima de 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais. Para alcançar esses objetivos, os países que assinaram o acordo, onde assumiram compromissos para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa.
“O que a gente não deseja é um retrocesso. Para que a gente não tenha isso, precisamos alterar um pouco ou muito o nosso padrão de desenvolvimento econômico e buscar maior sustentabilidade”, afirmou Ioschpe.
A função de Campeão de Alto Nível do Clima foi estabelecida na COP21, em 2015. Entre as atribuições estão conectar iniciativas voluntárias de atores econômicos aos esforços dos governos nacionais, apoiando o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.
A expectativa é de que a COP impulsione as negociações sobre financiamento climático, transição energética, preservação da Amazônia e cumprimento das metas do Acordo de Paris.
Em novembro, um time da CNN Brasil, incluindo âncoras, analistas e repórteres, estará na capital paraense para cobrir o evento.
A CNN Brasil terá um QG próprio no local, o casarão da Casa COP30, em uma área nobre de Belém. O espaço prevê hospitalidade sob medida para networking, produção de conteúdo e experiências, como entrevistas, brunches, jantares e happy hours exclusivos.
(Publicado por Mariana Valbão)