O conclave para a escolha do novo Papa, que se inicia na quarta-feira (7), pode durar entre dois e três dias, segundo Raylson Araujo, especialista em Vaticano. Em entrevista ao Agora CNN deste domingo (4), Araujo compartilhou percepções sobre o processo de seleção do próximo líder da Igreja Católica.
Segundo o especialista, alguns cardeais têm expressado expectativas de um conclave relativamente breve. “Alguns cardeais têm demonstrado uma expectativa de que o conclave dure entre dois, três dias, o que foi a duração dos últimos conclaves”, afirmou Araujo, referindo-se às eleições que escolheram João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
Araujo destacou dois aspectos que podem contribuir para um processo mais ágil:
O especialista também mencionou que, apesar de haver novos cardeais nomeados após o sínodo, muitos já têm contato entre si e uma ideia do perfil desejado para o próximo Papa. “Já temos, além da cúria romana, esses cardeais que participaram de maneira muito ativa desse processo sinodal, que já têm ali um contato entre eles, que têm um pouco dessa ideia do perfil do Papa”, explicou.
Com base nesses fatores, Araujo acredita que o conclave deve seguir a tendência dos últimos processos de eleição papal, com uma duração entre dois e três dias. A expectativa é que o novo líder da Igreja Católica seja anunciado ainda esta semana, marcando o início de um novo capítulo na história do Vaticano.