Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza uma nova rodada de levantamentos para atualizar os cálculos de custo de produção na Bahia. No dia 29, a equipe técnica da Conab estará em Irecê para coletar dados sobre os custos da produção de mamona, focando na agricultura familiar.
Na quarta-feira (27), representantes da Conab se reuniram com produtores e integrantes da cadeia produtiva de soja e sorgo no município de Barreiras. O objetivo foi revisar os dados referentes aos custos dessas culturas, com foco na agricultura empresarial.
Durante essas reuniões, são realizados painéis técnicos para aferir diversos aspectos, como coeficientes técnicos e preços de insumos essenciais, incluindo mão de obra, fertilizantes, sementes e defensivos. Esses painéis reúnem diversos segmentos do setor produtivo, como produtores, assistência técnica e órgãos de pesquisa.
O cálculo dos custos de produção é uma ferramenta crucial para o controle e gerenciamento das atividades agrícolas. Ele fornece informações valiosas para a tomada de decisões dos produtores e para a formulação de estratégias tanto pelo setor público quanto privado. Além disso, os dados obtidos são utilizados pelo governo federal para definir os preços mínimos dos produtos.