Começa nesta quarta-feira a maior vitrine de tecnologia agrícola do Vale Paranapanema. Pelo menos 200 expositores apresentarão uma série de inovações voltadas ao campo, com máquinas, equipamentos, utilidades, insumo agrícola, produtos de nutrição animal e vários outros.
O crescimento da feira vem sendo gradativo na última década, tendo somente neste ano, o aumento de aproximadamente 40% de empresas expositoras em relação ao último evento. Teoria e prática se reúnem na Coopershow, com a aplicação de insumos em áreas agrícolas, as quais seguem as mesmas características de clima e solo das áreas plantadas pelos agricultores. De acordo com seus organizadores, esta é uma forma de auxiliar o produtor rural na escolha dos materiais de sementes, defensivos e fertilizantes que irá utilizar em sua propriedade.
Neste ano, vários espaços de transferência de informação foram criados para o visitante. Na Arena Conhecimento, a atenção estará voltada para as culturas do sorgo, milho e o uso de inseticidas biológicos, com palestras a serem ministradas por pesquisadores da Embrapa. Eventos técnicos de parceiros como a Assocana (Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana), Apmesp (Associação dos Produtores de Mandioca do Estado de São Paulo) e o IAC (Instituto de Agronômico de Campinas) também irão compor as atividades que serão desenvolvidas todos os dias neste espaço, com abordagens sobre cana-de-açúcar, mandioca e amendoim, respectivamente.
No espaço mulher, o qual foi melhorado e ampliado, as mulheres e visitantes interessados nos temas disponibilizados no local poderão mesclar atividades voltadas aos cuidados com a sua própria saúde com temas relacionados aos negócios. Todos os dias, um time heterogêneo de mulheres oferecerá oficinas, workshops e palestras que visam ampliar o envolvimento da mulher no agro.
No espaço Receita Candú, pratos desenvolvidos com produtos da linha Candú Alimentos serão preparados todos os dias pelo chef contratado pela Coopermota. No horário das manhãs o preparo utilizará filés de tilápias e à tarde serão receitas com os cortes da Candú Cordeiro.
Já no espaço Café com Pecuarista, uma inovação para este ano, os criadores de bovinos de corte, peixes e cordeiros terão um momento de informação e aprimoramento de suas atividades auxiliados pelas palestras oferecidas todas as manhãs, dentro do Quintal Coopermota.
Além disso, as tecnologias embarcadas em máquinas e equipamentos prometem atrair a atenção do visitante com diferentes inovações a serem aplicadas no dia a dia do produtor rural.