Doug Ruch, de 55 anos, descobriu ter menos de 18 meses de vida após ser diagnosticado com câncer de próstata em estágio avançado. Em meio à sua batalha, o texano decidiu usar o tempo que lhe resta fazendo voluntariamente serviços comunitários — incluindo alimentar pessoas que estão sem teto — em cada um dos 50 estados dos Estados Unidos.
À emissora KABC, de Los Angeles, Doug revelou que embarcou no que chama de “turnê morrer para servir” depois que seu diagnóstico terminal o fez refletir sobre coisas que ele “poderia ter feito de forma diferente ou melhor”.
Conforme consta no site de sua turnê e relatado em outros meios de comunicação, os médicos diagnosticaram Doug com câncer de próstata no início de 2021. Entretanto, no início deste ano, ele soube que o câncer havia sofrido metástase, espalhando-se para outras partes do corpo, e progredido para o estágio terminal.
“Pensei comigo mesmo: ‘tenho duas opções. Posso ficar em casa e esperar a morte, ou posso sair e viver’”, apontou.
Pensando nisso, ele começou a organizar uma excursão durante a qual realizaria atos de serviço comunitário e incentiva outras pessoas a doarem seu tempo e dinheiro para combater a fome, a falta de moradia e a destruição causada por desastres naturais.
Até o momento, o texano visitou nove dos 50 estados norte-americanos: Texas , Oklahoma, Kansas, Colorado, Novo México, Arizona, Nevada, Califórnia e Oregon. Ele tem planos para chegar aos estados de Idaho e Washington até 15 de abril.
Doug disse que seus esforços se basearam em doações filantrópicas. Seu objetivo era “motivar mais pessoas em todo o país a se voluntariar em suas comunidades”.