Na noite desta segunda-feira, 31, foi realizada a aula inaugural do Curso Pré-vestibular UNESP, na modalidade de Polos Avançados (EAD), uma iniciativa que visa ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes da região. O curso é fruto de uma parceria entre a UNESP – Campus de Assis, a PROEC – Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura e o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP.
O evento contou com a presença do prefeito de Pedrinhas Paulista e tesoureiro do CIVAP, Freddie Nicolau, acompanhado da diretora executiva do Consórcio, Ida Franzoso de Souza. Também estiveram presentes a vice-diretora do Campus da UNESP de Assis, Daniela Garcia, o diretor vice-presidente da Fundunesp, Darío Abel Palmieri, e o professor da UNESP de Assis, Ramon Juliano Rodrigues, também coordenador do Curso, que conduziu a cerimônia. Durante a solenidade, os representantes das instituições destacaram a relevância do curso para os estudantes e o impacto positivo que a iniciativa trará para a educação regional.
Além do prestígio na aula inaugural, o CIVAP também celebrou a adesão de diversos municípios ao projeto do Curso Pré-universitário da UNESP. As cidades de Cândido Mota, Paulistânia, Rancharia, Gália, Cruzália, Palmital, São Pedro do Turvo, Santa Cruz, Taciba e Pompeia agora fazem parte desta importante iniciativa. Esse formato de ensino remoto amplia a possibilidade de atingir um maior número de vestibulandos, garantindo acesso a estudantes de diferentes localidades, independentemente da existência de uma unidade física da UNESP em seus municípios.
O curso pré-vestibular da UNESP é gratuito e tem como objetivo oferecer suporte acadêmico de qualidade para jovens que desejam ingressar no ensino superior. As aulas acontecem de terça a sexta-feira, no período noturno, e são transmitidas via Google Meet para os municípios participantes, possibilitando um ensino acessível e de excelência.
A parceria entre UNESP e CIVAP reforça o compromisso com o desenvolvimento educacional e fortalece o suporte e a estrutura necessários para que mais jovens tenham a oportunidade de se preparar para os desafios dos vestibulares e do ensino superior. Com essa iniciativa, a região avança na democratização do acesso à educação, promovendo inclusão e crescimento para os estudantes e suas comunidades.
_________
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema