Pautado em seu lema, “Sozinho o problema é seu, juntos ele é nosso”, desde 1985, o CIVAP tem proporcionado a região, projetos que já são sucesso em outros países, resolvendo questões importantes da administração pública aos municípios consorciados.
No dia 05 de dezembro, o CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, com sede em Assis, SP, realizou sua tradicional Assembleia para eleição da Diretoria do Consórcio, com a participação do colegiado de Prefeitos.
Foi eleito para presidir o CIVAP em 2023, o prefeito de Ibirarema José Benedito Camacho, que terá como parceiros na Diretoria os prefeitos dos municípios de Oscar Bressane Luiz Antônio Romano (vice-presidente), de João Ramalho Adelmo Alves (secretário) e de Campos Novos Pulista Flávio Fermino Euflazino (tesoureiro).
No mesmo evento, o CIVAP também apresentou para imprensa e convidados um relatório das principais ações desenvolvidas neste ano, entregou uma segunda unidade da usina de trituração do PROBEN – Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, conquistada por meio de Convêncio com a Secretaria de Meio Ambiente – Governo do Estado de São Paulo / Fundo Estadual de Controle e Prevenção da Poluição (FECOP).
O Consórcio também lançou a implantação da Central de Tratamento e Geração de Energia (CTGE) “Eng. Roberto Infiesta”, por meio da gaseificação do RSU – Resíduo Sólido Urbano, oriundo dos Municípios Consórciados.
A Usina deve ser o grande destaque do Consórcio em 2023, já que se trata de um projeto inédito no Brasil. O Contrato de Concessão da Usina já foi assinado pelo Presidente do Consórcio, Oscar Gozzi, em 28 de julho de 2022 – CIVAP e SPE – BAL/CIVAP e o objetivo é promover a sustentabilidade e o desenvolvimento da região do Vale do Paranapanema, além de oferecer solução para a questão da destinação adequada de resíduos sólidos e geração de energia elétrica disponível mais barata, por se tratar de uma fonte renovável, o RSU.
A Usina terá capacidade inicial para atender os 14 municípios envolvidos na Concessão (Assis, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Lutécia, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Santa Cruz do Rio Pardo e Tarumã), com geração diária aproximada de 310 toneladas. Posteriormente, ainda existe a possibilidade de ingresso de outros Municípios Consorciados.
Este projeto vem sendo estudado pelo CIVAP desde o ano de 2009, que pesquisou a solução mais adequada para a destição dos resíduos sólidos dos municípios do Consórcio, erradicando a possibilidade de lixões, e reduzindo situações de enclausuramento de resíduos em aterros, controlados e sanitários. Em meio as soluções encontradas, opções que permitiam a correta destinação, a que combinou a geração de energia limpa, se demonstrou como sendo a mais viável e com maior possibilidade de implementação.
Com vasto histórico no desenvolvimento de projetos ambientais que foram e ainda são sucesso em todo o Estado, e exemplo para outras regiões do país, o Civap segue para o próximo ano mais forte do que nunca, possibilitando o desenvolvimento do Vale do Paranapanema, em especial, no que diz respeito a área ambiental.
O CIVAP tem ampliado sua área de atuação e já ultrapassou os limites territoriais do Vale do Paranapanema, reunindo atualmente 43 Municípios. Para saber mais acesse www.civap.com.br.