Fenômeno ensinado ainda na escola, a Chuva Ácida se tornou peça central do filme francês de mesmo nome lançado em 2023. Na trama aclamada pela crítica francesa, uma família disfuncional precisa fugir do fenômeno letal enquanto lida com as próprias desavenças.
O filme
No filme, acompanhamos a jornada de Selma (Patience Munchenbach), uma jovem de quinze anos que está apreendendo a lidar com a separação dos pais, Michal (Guillaume Canet) e Élise (Laetitia Dosch). Em meio aos problemas familiares, os três se veem em um cenário apocalíptico tendo que lutar para fugir de uma chuva ácida letal.
A produção é uma expansão do curta-metragem dirigido por Just Philippot de 2018. Chuva Ácida estreou no 76º Festival de Cinema de Cannes em 21 de maio de 2023 e foi lançado na França em 20 de setembro de 2023.
O filme foi aclamado pela crítica francesa após a estreia no Festival de Cannes. O público, entretanto, teve opiniões diversas sobre a produção, garantindo uma nota de 5,1, de 10, no IMDb. Entre as críticas, estiveram o fato da abordagem de como funciona a chuva ácida.
Mas afinal, a chuva ácida pode matar?
A resposta simples é: não. A chuva ácida que conhecemos, e que existe nos dias atuais, não pode matar ou corroer a pele e é muito comum em países com elevado nível de industrialização.
O fenômeno atmosférico ocorre quando a chuva possui grande concentração de ácidos como o dióxido de enxofre. As consequências da chuva ácida são diretas ao meio ambiente, mas podem provocar danos indiretos à saúde dos seres vivos. Entre os problemas encontrados no fenômeno estão o agravamento de doenças respiratórias e contaminação de alimentos e água.
Normalmente, a chuva ácida não pode causar a morte, nem mesmo corroer a pele dos seres humanos. Entretanto, em casos mais extremos, a chuva pode sim levar à morte, não pela chuva em si, mas sim pela situação do meio ambiente.
Um caso conhecido é o do grande Nevoeiro de 1952, em que a cidade de Londres foi atingida por uma severa poluição atmosférica, entre os dias 5 e 9 de dezembro, que pode ter causado a morte de mais de 12 mil pessoas. O fenômeno é considerado um dos piores impactos ambientais e foi causado pela queima de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes.
Onde Asssistir
O filme Chuva Ácida será exibido nesta quinta-feira (23/4), às 15h35, na Sessão da Tarde. O longa tem direção de Just Philippot e o elenco conta com Guillaume Canet, Laetitia Dosch e Patience Munchenbach.