A China afirma estar “avaliando” propostas dos Estados Unidos para iniciar negociações comerciais, em uma mudança de tom que pode abrir caminho para negociações.
Um porta-voz do Ministério do Comércio da China afirmou em um comunicado nesta sexta-feira (2) que “os EUA enviaram recentemente várias mensagens à China por meio de partes relevantes, na esperança de iniciar negociações com a China. A China está atualmente avaliando isso”.
Os comentários mostram um abrandamento na posição de Pequim, que tem sido firmemente desafiadora em meio ao aumento das tensões com os EUA devido à guerra tarifária de Donald Trump.
Trump tem afirmado repetidamente, desde a semana passada, que seu governo estava em negociações com autoridades chinesas para fechar um acordo comercial — mas foi recebido com respostas negativas de Pequim em todas as ocasiões.
Na sexta-feira, Pequim reiterou que qualquer negociação exigiria o cumprimento de algumas pré-condições.
“A guerra tarifária e comercial foi iniciada unilateralmente pelos EUA e, se quiserem negociar, devem demonstrar sinceridade genuína — o que inclui estar preparados para corrigir seus erros e cancelar seus aumentos unilaterais de tarifas”, disse o porta-voz.
Grandes fluxos de comércio entre as duas maiores economias do mundo estão em jogo, depois que Trump aumentou as tarifas sobre a China para impressionantes 145% no início deste mês, dificultando a continuidade das negociações comerciais de algumas empresas chinesas com os Estados Unidos.
Em resposta, Pequim aumentou as tarifas sobre as importações americanas para 125%.
*Em atualização