O brasileiro é cheio de tradições e uma delas é tomar um cafezinho pela manhã, ao acordar. Mas será que esta é realmente a opção mais saudável, ou o chá se mostraria mais benéfico? A escolha da bebida para ingerir logo cedo depende dos objetivos e preferências pessoais.
De acordo com a nutricionista Letícia Gasparetto, a resposta, entre beber café ou chá pela manhã, é “depende”. Não há certo ou errado. “O café é mais forte, tem mais cafeína e costuma dar aquele ‘choque’ de energia, por isso é escolhido por muitas pessoas. Ao mesmo tempo, ele pode causar ansiedade, acelerar o coração ou irritar o estômago em algumas pessoas. Se isso acontece com você, talvez o chá seja uma escolha melhor”, comenta.
Chá ideal para a manhã
Agora, se você prefere uma infusão, há melhores chás para tomar se a ideia é despertar. A profissional explica que o chá verde, o chá preto e o chá mate são bons exemplos porque têm cafeína, embora em menor quantidade do que o café.
“Eles ajudam a dar energia, mas de uma forma mais suave, sem aquele pico tão intenso. Se você prefere algo ainda mais leve, o chá de gengibre com limão é ótimo para ativar o metabolismo e dar uma animada. O chá de hortelã também é refrescante e ajuda a começar o dia com mais disposição”, reforça.
Acordar com disposição
E se o seu objetivo for ficar mais acordado, motivo de muita gente escolher o café, saiba que os chás também podem colaborar nesse quesito. “Enquanto o café dá um gás mais imediato, os chás geralmente mantêm a energia de forma mais estável ao longo da manhã”, aponta Letícia.
A profissional ainda reforça que, no fim das contas, vale observar como você se sente com cada uma dessas bebidas. “O café é mais forte e rápido, no entanto, pode ter efeitos colaterais. Chá é mais gentil com o corpo e ainda assim pode ajudar a acordar. O melhor é testar e ver o que combina com o seu estilo de vida.”