Tradicional na medicina popular, um chá tem ganhado espaço como aliado no cuidado com o fígado. Segundo a nutricionista Cibele Santos, o chá de jurubeba é rico em compostos com ação hepatoprotetora, ajudando na desintoxicação do organismo e no bom funcionamento do metabolismo hepático.
Além de atuar na proteção da glândula, a nutricionista aponta outros benefícios da infusão: “A jurubeba também tem propriedades digestivas, que aliviam desconfortos estomacais, e antioxidantes, que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico”, explica. Outro destaque é seu efeito anti-inflamatório, especialmente útil em casos de doenças hepáticas.
O melhor momento para aproveitar os benefícios da bebida é após as refeições. De acordo com a nutricionista, isso potencializa o efeito digestivo. No entanto, ela recomenda evitar o uso à noite, já que a infusão pode ter efeito diurético e atrapalhar o sono.
Apesar das vantagens, o consumo da infusão exige atenção. “Gestantes, lactantes e pessoas com pressão baixa devem consultar um profissional antes de consumir. E quem tem alergia a plantas da família Solanaceae deve evitar completamente”, alerta Cibele.
A profissional reforça que, mesmo sendo uma opção natural, o uso da planta deve ser acompanhado por um profissional qualificado. “É uma forma de cuidar do corpo, mas sempre com responsabilidade”, conclui.