Nesta segunda-feira (7), teve início em Avaré a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com foco na prevenção de complicações, internações e óbitos causados pelo vírus da gripe. Na primeira etapa, o governo distribuiu 5,4 milhões de doses para os grupos prioritários, que incluem idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes.
A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, visa ampliar a proteção durante os meses de maior circulação do vírus. A vacina é considerada a melhor estratégia de prevenção, podendo reduzir entre 60% e 70% dos casos graves e mortes relacionados à doença.
Este ano, a principal mudança é a inclusão da vacina contra a gripe no calendário regular de imunização para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Além deles, outros grupos prioritários também serão atendidos, como:
A imunização é gratuita e essencial para reduzir riscos de complicações, garantindo proteção individual e coletiva.
O Dia D de mobilização nacional será no sábado, 10 de maio, com todas as unidades de saúde abertas para ampliar o acesso à vacina. Em Avaré, a aplicação ocorre nas salas de vacina das unidades de saúde, nos seguintes horários:
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os cidadãos levem:
A Prefeitura reforça que a vacina é segura e eficaz, sendo a melhor forma de proteção contra a gripe, principalmente no outono e inverno.
Após a primeira etapa, destinada aos grupos prioritários, a vacina estará disponível durante todo o ano, conforme anunciado pelo Governo Federal.