16/05/2025 - 18:51
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Brasil mira interior da China para ampliar exportações de carne bovina

O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) está participando de uma missão internacional na China com foco na expansão das exportações de carne bovina brasileira para cidades estratégicas do interior do país asiático. A iniciativa faz parte do projeto “The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes”, promovido pela Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), em parceria com a ApexBrasil.

O objetivo principal do projeto é levar a proteína bovina brasileira a regiões que vão além dos tradicionais centros consumidores como Pequim e Xangai, atendendo à crescente demanda por carne de qualidade em províncias do interior da China.

Durante a semana, a missão realizou reuniões em Nanjing (dia 15) e Hangzhou (dia 16), envolvendo autoridades locais, compradores e representantes da cadeia produtiva chinesa.

A delegação de Mato Grosso contou com a presença do Imac, quatro indústrias frigoríficas e o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo).

Para Caio Penido, presidente do Imac, a iniciativa representa uma estratégia importante para o setor pecuário do Brasil, especialmente para Mato Grosso, maior produtor nacional de carne bovina:

“A iniciativa da Abiec para aumentar as vendas no interior da China representa um passo importante e reforça o posicionamento do Brasil como fornecedor de alimentos seguros, sustentáveis e de alta qualidade para o mundo.”

Já o presidente da Abiec, Roberto Perosa, ressaltou que o projeto tem como meta descentralizar as relações comerciais com a Ásia:

“Começamos pela China, mas o plano é alcançar outros países nos próximos anos. A ideia é sair do diálogo exclusivo com traders e conversar diretamente com quem consome, vende e distribui a carne brasileira no dia a dia.”

Em 2024, Mato Grosso exportou 589,3 mil toneladas de carne bovina, em equivalente carcaça. A China foi responsável por 43,3% desse volume, consolidando-se como o principal destino da proteína mato-grossense.

Penido destacou ainda que ampliar a presença no mercado chinês significa mais oportunidades para toda a cadeia produtiva, desde o pequeno produtor até o grande exportador:

“Isso fortalece a geração de empregos no campo, estimula investimentos em tecnologia e abre espaço para a consolidação de programas como o Passaporte Verde, que conecta sustentabilidade com acesso aos mercados mais exigentes.”

Com essa iniciativa, o Brasil busca fortalecer ainda mais sua posição como líder mundial em produção e exportação de carne bovina, agora com foco estratégico no interior da China, um mercado com alto potencial de crescimento.

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