18/04/2025 - 02:18
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil Alcança 2ª Posição no Ranking Global de PIB do 2º Trimestre, Empatado com Noruega e Arábia Saudita

No segundo trimestre de 2024, o Brasil alcançou a segunda posição no ranking global do Produto Interno Bruto (PIB), empatado com a Arábia Saudita e a Noruega, conforme projeções compiladas pelo economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini. Todos os três países registraram um crescimento de 1,4% em relação ao trimestre anterior.

Esse resultado, calculado com base no valor corrente do PIB e nas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para as principais economias globais, coloca o Brasil em uma posição destacada. O valor corrente do PIB brasileiro no segundo trimestre foi de R$ 2,9 trilhões.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil superou economias como Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido, que estão entre as dez maiores economias do mundo. O Peru foi o país com o maior crescimento no período, com uma alta de 2,4%.

Por outro lado, a Letônia teve o pior desempenho, com uma queda de 0,9%, seguida pelo Chile, com redução de 0,6%, e pela Suécia, com uma baixa de 0,3%.

Os Estados Unidos, a maior potência econômica global, ficaram na 7ª posição, com um crescimento de 0,7%, mesmo ranking da China. A média de crescimento dos países membros do G7 — Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido — foi de 0,4%.

O PIB brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024 em comparação com os três meses anteriores, conforme os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais divulgados pelo IBGE. Esse crescimento superou as expectativas do mercado financeiro, que projetava uma alta de 0,9%. O avanço foi impulsionado pelo crescimento dos setores de serviços e indústria, bem como pelo aumento do consumo das famílias e do governo.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS