24/05/2025 - 21:19
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsa Família de junho: valor, consulta e calendário

Atualmente, 20,46 milhões de domicílios são atendidos pelo Programa Bolsa Família (PBF), o que totaliza cerca de 53,7 milhões de beneficiários em todos os municípios brasileiros. Cada pagamento mensal segue uma lógica específica relacionada ao documento NIS.

Isso quer dizer que o escalonamento é feito a partir do último dígito do “Número de Identificação Social”, documento comum a todos os inscritos do programa. No geral, a ordem funciona de maneira crescente: do 1 ao 0 – e no mês-base de junho não será diferente.

A parcela será paga a partir do dia 16/6, começando pelos beneficiários com NIS terminado em 1. Os demais recebem nos dias úteis subsequentes até chegar em 30/6, quando o calendário será finalizado e todos os inscritos terão recebido o valor da nova rodada.

A consulta das informações atualizadas ficará disponível na semana em que os pagamentos tiverem início. Quando chegar o momento, os interessados devem acessar o aplicativo do Bolsa Família, que pode ser instalado em celulares com sistemas Android e iOS.

Já a movimentação poderá ser feita pela plataforma do Caixa Tem. No app, é possível emitir cartão virtual de débito para compras em maquininhas e lojas online. Os usuários também conseguem realizar inúmeras transferências bancárias, como o Pix.

Todas as datas da nova parcela já foram confirmadas pelo Governo Federal. Os beneficiários devem seguir a ordem definida, mas existe uma exceção à regra. A política de antecipação, que permite a quebra do escalonamento, é válida para casos específicos, conforme o regulamento.

Em linhas gerais, o adiantamento é assegurado para os domicílios cadastrados no programa que vivem em cidades/estados em situação de calamidade ou emergência pública, desde que seja formalmente reconhecida pelo Governo Federal. A lista de municípios é divulgada no portal GOV.BR.

Nesse caso, os públicos atendidos receberão o pagamento no primeiro dia do calendário, 16/6, sem a necessidade de aguardar pela ordem habitual. Em maio, por exemplo, 168 municípios foram contemplados pela política de antecipação de sete estados diferentes.

Cerca de 436 mil famílias, no total, puderam sacar os valores mais cedo. O estado do Piauí foi o mais afetado devido ao estado de emergência ou calamidade em 129 municípios da mesma unidade federativa. O investimento com a medida foi de R$ 95,79 milhões.

Sem contar a exceção à regra, os demais beneficiários devem aguardar sua vez na ordem de escalonamento, que é baseada no último dígito que aparece no documento NIS. Confira o calendário completo do Bolsa Família de junho, que foi divulgado pelo MDS:

Os mesmos valores das parcelas anteriores serão adotados no pagamento de junho. Não houve reajuste ou nada neste sentido. Portanto, cada domicílio cadastrado no Bolsa Família tem direito a pelo menos R$ 600,00 na nova rodada. Também existem adicionais em cada parcela.

Por outro lado, a unidade familiar precisa atender aos requisitos que constam no regulamento do programa:

A consulta do valor consolidado da parcela poderá ser feita no aplicativo do Bolsa Família, mas, como explicamos anteriormente, os dados somente estarão disponíveis na semana em que os pagamentos de junho forem iniciados.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com o Disque Social por meio do telefone 121. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS