Um ataque de drones russos à cidade portuária de Odessa, no Mar Negro, durante a noite de terça-feira (15), feriu três pessoas, provocou incêndios e danificou casas e infraestrutura civil, informaram autoridades da região sul da Ucrânia nesta quarta-feira (16).
Diversos ataques matinais da aviação e artilharia russas à cidade de Kherson, no sul do país, também mataram uma pessoa e feriram outras três, relataram autoridades locais.
Em uma publicação no Telegram, o serviço de emergência da Ucrânia informou que três pessoas ficaram feridas e vários incêndios ocorreram em Odesa como resultado do ataque ocorrido durante a noite.
Em Odessa, moradores vasculharam os escombros de várias casas destruídas. Uma mulher varreu as janelas de uma igreja após elas terem sido quebradas.
A Força Aérea Ucraniana informou ter derrubado 57 dos 97 drones lançados pela Rússia durante a noite. Outros 34 não atingiram seus alvos, provavelmente devido a contramedidas de defesa aérea.
Não foi especificado o que aconteceu com os seis dispositivos restantes.
Os serviços de emergência também informaram que um ataque a Kamianske, na região de Dnipropetrovsk, feriu duas pessoas e danificou um gasoduto. Os incêndios já haviam sido apagados pela manhã.
A Reuters não conseguiu verificar as reportagens de forma independente. Não houve comentários imediatos de Moscou.
Os dois lados negam ter como alvo civis na guerra que a Rússia iniciou com sua invasão em larga escala da Ucrânia há mais de três anos.
No final de março, os Estados Unidos anunciaram que haviam fechado acordos separados com a Ucrânia e a Rússia para suspender seus ataques sobre o Mar Negro e contra alvos energéticos um do outro.
No entanto, as duas nações se acusam repetidamente de violar a trégua sobre ataques a instalações energéticas.