As Olimpíadas de Paris, em 2024, começaram com chuva em seu desfile, depois calor escaldante e, finalmente, uma semana de sol agradável. Ao terminar, as temperaturas para 35 graus Celsius.
A única certeza sobre o clima das Olimpíadas de Verão é não haver realmente nenhuma certeza.
O calor extremo é uma ameaça crescente para atletas de elite, com casos de exaustão pelo calor e insolação se tornando mais comuns à medida que a poluição por combustíveis fósseis eleva as temperaturas e os níveis de umidade.
Os espectadores, especialmente aqueles que voam de climas mais frios, também são vulneráveis ao calor extremo.
A maioria das cidades do mundo não poderá sediar os jogos durante o verão nas próximas décadas, pois ultrapassarão o limite de calor úmido seguro, conforme uma análise da CNN de dados do CarbonPlan, grupo sem fins lucrativos focado em ciência climática e análise.
O estresse por calor pode ser medido com algo chamado temperatura de bulbo úmido do globo — uma combinação de calor, umidade, velocidade do vento, ângulo do sol e cobertura de nuvens.
O grupo descobriu que até 2050, o estresse por calor em quase todas as cidades na parte leste dos EUA ultrapassaria o limite de 82,1 graus, além do qual os especialistas recomendam o cancelamento de eventos esportivos.
Em outras palavras, realizar os Jogos Olímpicos de Verão nessas cidades seria um grande risco à saúde dos atletas.
Os estados superúmidos ao redor do Golfo do México, da Flórida até a metade oriental do Texas, estariam bem fora da mesa. Os jogos realizados em 1996 em Atlanta simplesmente não seriam possíveis em 2050.
Grande parte do leste da China, incluindo Pequim e Xangai, estariam bem acima do limite, assim como Hong Kong e grandes faixas do Sudeste Asiático.
As sugestões para mudar o calendário das Olimpíadas de Verão para não coincidirem com o pico de calor estão ficando mais altas, e isso já foi feito antes.
Sydney, escaldante no verão, sediou os Jogos de 2000 em setembro e outubro durante a primavera do Hemisfério Sul.
O Rio de Janeiro, no Brasil, sediou os Jogos de 2016 em agosto, quando suas temperaturas de inverno atingem uma média confortável de 21 °C ou mais.
Cidades no noroeste da Europa — como Londres, Oslo e Estocolmo — podem se tornar mais atraentes para o evento, enquanto cidades do Mediterrâneo — incluindo Palermo na Sicília e Sevilha na Espanha — estão principalmente acima do limite.
Cidades sul-americanas de alta altitude também podem se tornar mais atraentes à medida que as temperaturas globais aumentam.
Os próximos Jogos de Verão serão em Los Angeles, uma cidade cuja temperatura é agradavelmente moderada pelo frio Oceano Pacífico.
Os Jogos de 2032 estão marcados para Brisbane, no estado australiano de Queensland, uma cidade que fica tão quente no verão que realizará o evento durante o inverno no final de julho — ideal, já que é verão na maior parte do mundo.
Um inverno em Brisbane não cai muito abaixo de 10 °C.
Mais de 10 países expressaram interesse em sediar as Olimpíadas de Verão de 2036, segundo relatos, mas somente seis tornaram suas candidaturas públicas ou oficiais: a Índia está concorrendo à sua cidade ocidental de Ahmedabad e a Indonésia à sua nova capital em construção, Nusantara.
O Catar está concorrendo a Doha, enquanto a Turquia está concorrendo a Istambul. Polônia e Chile estão apresentando suas capitais, Varsóvia e Santiago.