06/05/2025 - 23:31
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após romper com governo, PDT sinaliza apoio à CPI do INSS

A bancada do PDT na Câmara dos Deputados sinalizou que pode apoiar a iniciativa da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) — ou uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com deputados e senadores — para investigar fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O apoio, no entanto, está condicionado à ampliação do escopo da investigação para incluir também o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O anúncio foi feito após a decisão da bancada de deixar a base aliada ao governo Lula.

“Se o escopo dessa CPI ou CPMI for ampliado para 2019, se constar no aditamento que é necessário convidar ou convocar ministros e secretários-executivos do governo anterior, com os nomes dessas pessoas citados, e houver uma indicação expressa à Polícia Federal para investigar a partir dessa data, estamos autorizados a assinar a CPI ou CPMI do INSS”, afirmou o líder do PDT na Câmara, deputado Mário Heringer (MG).

No dia 23 de abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto, que revelou um esquema de fraudes que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões em aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024.

A oposição aposta em instalar uma comissão mista para contornar as dificuldades de criar uma CPI exclusiva na Câmara.

Na semana passada, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protocolou o pedido de CPI na Casa. No entanto, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que há uma fila de 12 CPIs aguardando instalação.

Nesta terça-feira (6), parlamentares pretendiam protocolar também o pedido de CPI mista, com o mesmo objetivo de apurar a fraude no INSS.

A deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que estão coordenando a coleta de assinaturas, informaram que o documento já conta com o apoio de 30 senadores e 206 deputados.

O protocolo foi adiado para o dia 20 de maio, com o objetivo de ampliar ainda mais o número de adesões.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS