26/04/2025 - 20:44
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aplicativo facilita o manejo da irrigação e impulsiona a produção de frutas no campo goiano

Tecnologia para o campo: um aplicativo inovador

A incerteza climática, especialmente em relação às chuvas, é um dos maiores desafios enfrentados pelos agricultores, principalmente pelos pequenos produtores. Segundo Lineu Neiva Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados, essa variação climática representa uma ameaça significativa à produção agrícola e aos objetivos globais de erradicação da pobreza, fundamentais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esse impacto é ainda mais perceptível na agricultura familiar, que frequentemente não tem acesso a tecnologias avançadas, como a irrigação.

Embora a prática de irrigação tenha mais de 6 mil anos, como demonstrado pelos primeiros colonos da Mesopotâmia, sua implementação no Brasil ainda é limitada, especialmente entre os pequenos agricultores. A irrigação, no entanto, desempenha um papel essencial no aumento da produtividade agrícola, fornecendo segurança hídrica e possibilitando a produção durante períodos de seca, além de ampliar a diversidade de culturas, como frutas de alto valor agregado.

A irrigação pode transformar a vida de mais de 5 mil famílias de agricultores assentados nas regiões de Flores de Goiás, Formosa e São João d’Aliança, localizadas no Vão do Paranã, no Nordeste de Goiás. Esses produtores se preparam para dar um importante salto de desenvolvimento socioeconômico por meio da adoção da irrigação para a produção de frutas, com o apoio técnico da Embrapa Cerrados (DF).

O projeto “Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã”, lançado em 2023 pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa/GO), tem como meta levar a irrigação a essas áreas, proporcionando o cultivo de frutas e, consequentemente, aumentando a produção agrícola em até 50%. Isso deve também gerar um aumento de 20 a 30% na renda das famílias de agricultores assentados.

O grande desafio do projeto é garantir que o uso da irrigação se torne uma prática sustentável e que os conhecimentos adquiridos sejam integrados pela comunidade local. Para isso, são necessárias estratégias de capacitação e a introdução de tecnologias modernas que possibilitem um manejo eficiente da irrigação, como a utilização consciente dos recursos hídricos.

A Embrapa Cerrados e a Codevasf desenvolvem, assim, o software “Irrigar para Desenvolver”, uma plataforma simples e prática para o manejo da irrigação. O objetivo é apoiar a agricultura familiar nos municípios de Flores de Goiás, São João d’Aliança e Formosa, áreas beneficiadas por projetos de reforma agrária. A ferramenta, de fácil manuseio, permite calcular automaticamente a lâmina de irrigação e o tempo necessário para a irrigação, com base em dados de estações agroclimatológicas.

O aplicativo foi desenvolvido com foco na usabilidade e acessibilidade para os agricultores familiares. Em sua versão inicial, o programa atende principalmente as culturas de maracujá e manga e estará disponível, em breve, para os beneficiários dos projetos de reforma agrária no Vão do Paranã. O uso dessa tecnologia tem como expectativa facilitar a operacionalização do manejo de irrigação, promovendo o uso eficiente da água e contribuindo para a redução dos custos com energia.

Além disso, ao empoderar os produtores com a tecnologia de irrigação, o aplicativo também contribui para a inclusão digital no campo, especialmente para as mulheres, que se beneficiam da redução da carga de trabalho. O uso do aplicativo permitirá que os agricultores monitorem suas culturas e tomem decisões sobre o manejo da irrigação com a comodidade de um smartphone, trazendo mais praticidade e cidadania para a rotina rural.

Com essa inovação, a Embrapa Cerrados não só apoia a sustentabilidade da agricultura familiar, como também celebra seu papel na inclusão digital no meio rural, em um momento marcante, em que comemora seus 50 anos de existência, em 2025.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS