20/05/2025 - 00:34
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Análise: é bom Brasil se preparar para viver com juros mais altos

Após as falas do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, sobre os juros, nesta segunda-feira (19), o questionamento que fica é quando será o fim do ciclo de alta da taxa Selic.

“Com as expectativas desancoradas e com o cenário que a gente tem assistido, até com o histórico mais recente, faz sentido permanecer com essas taxas de juros em um patamar restritivo por um tempo mais prolongado do que usualmente se costuma praticar”, afirmou Galípolo.

Em análise ao CNN Money, Thais Herédia pontuou que o Brasil deve se preparar para viver com juros mais altos.

Herédia ressaltou que os momentos em que os juros ficaram em um patamar elevado por mais tempo incluem o período final da presidência de Alexandre Tombini (2011 a 2016), e do mandato de Ilan Goldfajn (2016 a fevereiro de 2019).

“O juro subiu, por exemplo, em 14,25% em julho de 2015 e lá ficou até outubro de 2016. Ele passou mais de um ano parado. E onde estavam as expectativas de inflação nesse período? Estavam altas”, afirmou a analista, ressaltando que atualmente não estamos na mesma situação, como Galípolo pareceu apontar.

“Nós não estamos nessa situação. As expectativas estavam desancoradas sim, mas ainda não estamos nessa situação. Será que a gente precisa olhar para esse período, em que quando as expectativas estão desancoradas, se praticou um ano com a mesma taxa?”, questionou Herédia.

Hoje, a taxa básica de juros se encontra em 14,75% após mais um aumento na última reunião, em maio, do Comitê de Política Monetária (Copom).

Esse é o maior patamar da taxa básica de juros para a economia brasileira em quase 20 anos. A última vez em que a Selic esteve neste patamar foi em julho de 2006.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS