24/04/2025 - 16:23
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Análise de Mercado: Frango segue com preços firmes, impulsionados por exportações e controle de produção

A Consultoria Agro do Itaú BBA, por meio do seu relatório Agro Mensal, trouxe uma análise abrangente sobre o desempenho da avicultura, destacando as perspectivas favoráveis para o setor de carne de frango. De acordo com a publicação, os preços firmes da carne de frango, a constante renovação de recordes nas exportações e o controle no ritmo de produção mantiveram as margens favoráveis no setor, apesar dos aumentos nos custos de ração.

Em março, o preço da carne de frango inteiro abatido se manteve estável, com o valor médio de R$ 8,40 por kg, refletindo uma alta de 15% em comparação com o mês de março de 2024. Na primeira quinzena de abril, esse preço subiu ainda mais, atingindo próximos de R$ 9,00 por kg. Apesar do aumento nos custos de produção, as margens de lucro continuaram relativamente favoráveis, com o spread da venda da ave no mercado interno situado em cerca de 40%, superior à média histórica de 35%.

O cenário das proteínas animais em geral continuou com preços elevados no primeiro trimestre de 2025. As três principais carnes – bovina, suína e frango – apresentaram pequenos aumentos nas produções e novos recordes de exportação, mesmo diante do aumento nos custos com ração. A relação de preços entre as carnes também se manteve favorável, especialmente na comparação com a carne de frango e o dianteiro bovino. No entanto, em abril, houve uma leve deterioração dessa relação quando comparado com a meia carcaça suína.

As exportações de carne de frango in natura alcançaram 409 mil toneladas em março, representando um aumento de 2,9% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a março de 2025, a alta foi de 3,3%, superando o recorde de exportações do ano anterior. O preço médio da carne de frango exportada também subiu, chegando a USD 1.889 por tonelada, um aumento de 0,8% em relação a fevereiro de 2025 e 9% superior ao valor registrado em março de 2024.

Entre os principais destinos das exportações brasileiras, destaca-se o aumento das vendas para o México (152%), que ocupa a sétima posição entre os maiores compradores externos de carne de frango, além de Filipinas (22%) e Coreia do Sul (17%). Esse crescimento compensou as quedas nas exportações para os Emirados Árabes Unidos (-10%) e China (-22%).

O cenário da avicultura segue otimista, impulsionado pela forte demanda externa e pelo controle adequado da produção, alinhado à demanda. A segunda quinzena de abril e o mês de maio serão decisivos para o desempenho da safrinha de milho, com as previsões de chuvas nas regiões produtoras indicando um bom volume de produção. Isso deve evitar maiores elevações nos preços do cereal e limitar o impacto no custo da ração, que provavelmente não sofrerá grandes aumentos no curto prazo.

O México, segundo maior importador mundial de carne de frango, tem se consolidado como um destino chave para a carne brasileira. Com um histórico de laços comerciais com os Estados Unidos, o México importou cerca de 900 mil toneladas de carne de frango dos EUA e 200 mil toneladas do Brasil em 2024. Caso o preço do produto americano suba, o Brasil tem a oportunidade de capturar parte dessa demanda.

Além disso, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) revisou suas estimativas de oferta e demanda global para 2025, prevendo um aumento de 80 mil toneladas na importação de carne de frango do México, que passará a 1,070 milhão de toneladas. Em contrapartida, a previsão de importação para a China foi reduzida em 65 mil toneladas, refletindo uma queda de 10% em relação a 2024.

Dentre os principais produtores de carne de frango, o único país com revisão para baixo na estimativa de produção foi os EUA. Contudo, a produção americana ainda deverá crescer 1,6% sobre 2024, somando 21,7 milhões de toneladas. No Brasil, a estimativa de produção é de 15,25 milhões de toneladas, com um crescimento de 1,7% sobre o ano anterior.

O relatório da Consultoria Agro do Itaú BBA aponta que o setor de avicultura deve continuar com boas perspectivas, respaldado pela alta demanda internacional, especialmente com os bons números de exportações e o controle ajustado na produção doméstica.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS