21/04/2025 - 16:41
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Análise: Como falas de Trump sobre animais de estimação atrapalharam ataques contra Kamala

Donald Trump queria passar esta semana atacando uma das maiores vulnerabilidades políticas da rival democrata Kamala Harris. Em vez disso, ele passou a maior parte da semana alegando falsamente que imigrantes estão comendo animais de estimação em uma pequena cidade em Ohio e defendendo seu apoio a uma ativista de extrema direita cuja presença está causando preocupação entre seus aliados.

A repetição de Trump de rumores infundados nas redes sociais sobre imigrantes haitianos em Ohio comendo animais de estimação roubou as manchetes durante uma viagem ao Oeste, incluindo paradas no Arizona e Nevada, no final desta semana. A promoção das alegações ofuscou uma série de discursos voltados para a economia e culpando Kamala por falhas na segurança da fronteira.

Trump, em uma entrevista coletiva na Califórnia na sexta-feira (13), prometeu “grandes deportações” de Springfield, Ohio — a cidade que se tornou um ponto crítico político enquanto republicanos, incluindo Trump e seu companheiro de chapa, o senador de Ohio JD Vance, espalham falsas alegações sobre imigrantes haitianos comendo animais de estimação.

A cidade de Springfield observa em seu site que aproximadamente 12 mil a 15 mil imigrantes vivem no Condado de Clark, e que os imigrantes haitianos estão lá legalmente como parte de um programa de liberdade condicional que permite que cidadãos e residentes legais solicitem que seus familiares do Haiti migrem para os Estados Unidos.

Ele também apontou para uma gangue venezuelana em Aurora, Colorado. Continuando a usar linguagem desumana para descrever imigrantes indocumentados, Trump disse que “ninhos de pessoas más” estão sendo esvaziados nos Estados Unidos.

“É como uma invasão de dentro e vamos ter a maior deportação da história do nosso país. E vamos começar com Springfield e Aurora.”, disse.

“O povo de Ohio está assustado”, ele acrescentou. “Vai piorar. Vai ficar muito ruim. Você sabe o que estamos vivenciando agora é que eles estão apenas se estabelecendo.”

Trump reiterou os mesmos temas mais tarde na sexta-feira em um comício em Las Vegas. “Estamos sob invasão como se fosse um exército, exceto que em muitos aspectos é mais difícil porque eles não usam uniforme, você não sabe quem diabos perseguir”, ele disse.

Novamente mencionando Springfield e Aurora, Trump continuou: “Eu sou seu presidente de fronteira. De agora em diante, quero ser seu presidente de fronteira.”

Os republicanos acreditam amplamente que a imigração e a segurança da fronteira são uma questão política importante para o partido — e uma que eles podem usar para atacar Kamala, a quem eles rotularam de “czar da fronteira” do presidente Joe Biden.

Esse rótulo decorre de Biden pedindo à vice-presidente em 2021 para liderar a diplomacia com El Salvador, Guatemala e Honduras para abordar as condições que levaram seus cidadãos a tentar migrar para os Estados Unidos.

No entanto, durante o debate de terça-feira (10), os ataques de Trump a Kamala sobre imigração se tornaram ultrajantes, pois ele falsamente alegou que os imigrantes estão comendo cães e gatos em Springfield.

Os comentários de Trump foram recebidos com uma forte condenação de Biden.

“É simplesmente errado. E não há lugar na América. Isso tem que parar — o que ele está fazendo — tem que parar”, disse Biden durante um almoço do Black Excellence oferecido na Casa Branca na sexta-feira.

A prefeitura de Springfield foi forçada a fechar devido a uma ameaça de bomba na quinta-feira (12). Pessoas de duas escolas primárias foram retiradas na sexta-feira em Springfield “com base em informações recebidas da Divisão de Polícia de Springfield”, anunciou o Distrito Escolar da cidade.

O prefeito de Springfield, Rob Rue, pediu na quinta-feira à noite aos candidatos nacionais — uma referência clara a Trump e Vance — que “prestem atenção ao que suas palavras estão fazendo com cidades como a nossa”.

“Precisamos de ajuda, não de ódio“, disse Rue.

Trump rejeitou essas preocupações na sexta-feira.

“Não, não. A verdadeira ameaça é o que está acontecendo em nossa fronteira”, disse ele.

Até o Papa Francisco criticou duramente Trump na sexta-feira por sua posição sobre imigração, enquanto também criticava Kamala por seu apoio aos direitos ao aborto.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS