A previsão do tempo indica chuvas intensas e queda acentuada de temperatura no Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (3), com maior intensidade na região centro-sul do estado. Uma frente fria causará a mudança brusca no tempo.
O Rio de Janeiro deve se preparar para um período de chuvas intensas entre sexta-feira (4) e domingo (6), de acordo com a Climatempo e dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na quinta-feira (3), o tempo ainda será de sol e calor, com aumento de nuvens e temporais isolados à tarde e à noite. A mudança brusca ocorrerá a partir da madrugada de sexta, com a chegada da frente fria.
A previsão do tempo indica que a chuva será intensa e frequente, acompanhada de queda significativa na temperatura. Os modelos meteorológicos indicam que o volume de chuva acumulado em apenas um dia pode ultrapassar a média de 100 a 140 milímetros esperada para todo o mês de abril na região centro-sul do estado.
A capital fluminense também tem previsão de chuva forte. O Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura divulgou um alerta metereológico com nível de severidade alto.
A temperatura no Rio de Janeiro terá queda acentuada. De segunda (31) a quarta-feira (2), as temperaturas variaram entre 23°C e 33°C. Nessa quinta-feira, a mínima será de 25°C e a máxima de 32°C. A partir de sexta-feira (4), com a chegada da frente fria, as temperaturas caem para a faixa de 21°C a 26°C.
O sábado (5) é o dia com previsão mais crítica. A temperatura mínima será de 21°C e a máxima de 23°C, com volume de chuva previsto de 53 mm. Os ventos podem atingir 7,5 m/s. No domingo (6), a chuva diminui, mas o tempo permanece chuvoso, com temperaturas entre 21°C e 24°C e volume de chuva previsto de 5 mm.
Há risco de alagamentos, deslizamentos e enchentes, principalmente em cidades como Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis e Paraty, áreas já afetadas por eventos climáticos extremos nos últimos anos. A agitação marítima também será intensa no litoral, com ondas que podem chegar a 3 metros no fim de semana.