A Nutrien, multinacional canadense reconhecida por suas soluções agrícolas, está prestes a iniciar um novo capítulo no mercado de distribuição agrícola brasileiro com o lançamento da Agroessence, sua nova marca B2B, que já se posiciona como líder no setor. A marca é resultado da fusão das tradicionais redes distribuidoras Casal e Cultive, e começa suas operações com a infraestrutura, a experiência e as mais de 2.500 revendas atendidas por suas antecessoras.
A Agroessence foi oficialmente apresentada no último dia 5, em Belo Horizonte, consolidando a liderança da Nutrien como a maior plataforma de redistribuição agrícola do Brasil, tanto em presença geográfica quanto em volumes negociados. A marca promete dinamizar o setor, oferecendo uma estrutura robusta e uma entrega mais eficiente de tecnologia e soluções personalizadas para agricultores em todo o país.
Cristiano Cursino, diretor comercial da Agroessence, enfatiza que a empresa não apenas buscará aumentar as vendas, mas também expandirá sua presença em mercados onde Casal e Cultive ainda não operam. “Queremos ser reconhecidos, além da presença geográfica, pela agilidade e eficiência”, afirma Cursino. “Investiremos em logística eficiente para garantir a disponibilidade de insumos no momento certo, permitindo que as revendas mantenham um ritmo saudável de vendas sem a necessidade de grandes estoques.”
Para Cursino, a Agroessence se beneficiará da expertise e das conexões de mercado herdadas das redes que a originaram, além de um portfólio ainda mais robusto, apoiado pela plataforma de soluções Nutrien, com linhas proprietárias e parcerias estratégicas. “Por meio de um moderno sistema digital, poderemos oferecer soluções integradas, com recomendações personalizadas e orientação técnica, otimizando vendas e entregas de Norte a Sul do país”, destaca.
Fabio Roberto Coelho, gerente nacional de vendas da Agroessence, reforça que a nova marca manterá o bem-sucedido modelo de tripé comercial da Casal, que inclui RTVs de campo, promotores de venda e teleatendimento. Esse modelo é sustentado pela capacitação técnica das equipes, sendo o relacionamento de confiança entre elas e as revendas uma peça-chave para a fidelização dos clientes. “A integração entre nossas redes de distribuição, as equipes técnicas e comerciais, e a plataforma Nutrien garantirá maior eficiência e personalização no atendimento, proporcionando aos agricultores acesso a inovações, desde novos produtos até soluções digitais”, aponta.
“A expectativa é que a Agroessence não só consolide a posição da Nutrien no mercado, mas também promova uma transformação significativa no setor de distribuição agrícola, tornando-se uma referência para outras empresas e contribuindo para o crescimento sustentável do agronegócio no Brasil”, conclui Fábio.