04/05/2025 - 22:16
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação do Mapa impede entrada de besouro exótico que ameaça produção apícola no Brasil

Uma ação da equipe do sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) no Aeroporto Internacional de Guarulhos impediu a entrada no país de um besouro exótico com potencial para afetar a saúde das abelhas e a produção de mel no Brasil. O inseto identificado foi o Cryptophagus scanicus, espécie até então sem registro no território nacional.

A apreensão ocorreu em 17 de abril durante uma inspeção de rotina. Na ocasião, uma servidora do Vigiagro interceptou mel e outros produtos de interesse agropecuário trazidos da Bielorrússia por um passageiro. Ao examinar um favo de mel, foram detectadas larvas e besouros, que posteriormente foram encaminhados para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiás. O exame de DNA confirmou a espécie.

De acordo com Marcelo Mota, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a presença do Cryptophagus scanicus representa um risco relevante, especialmente quando produtos apícolas entram no país sem cumprir as exigências sanitárias. O material apreendido não estava em conformidade com as normas brasileiras.

A Instrução Normativa nº 21, de 2013, estabelece que toda importação de produtos apícolas deve ser acompanhada por um Certificado Veterinário Internacional, que ateste a ausência de parasitas e o cumprimento das condições sanitárias adequadas.

Os besouros da espécie Cryptophagus scanicus, também conhecidos como besouros de fungos de seda, são fungívoros em todas as fases de vida, alimentando-se de esporos e hifas de fungos. Podem ser encontrados em uma grande variedade de habitats, como colmeias, madeira em decomposição, ninhos de outros insetos, pelos e penas de animais, entre outros.

Esses besouros têm a capacidade de transmitir esporos de fungos para os produtos com os quais entram em contato, o que pode estimular o crescimento fúngico. A espécie é considerada endêmica da Europa e não havia sido registrada anteriormente no Brasil.

Embora o Cryptophagus scanicus não esteja incluído na lista de doenças de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial – conforme previsto na Instrução Normativa nº 50, de 2013 –, o inseto está sujeito à aplicação de medidas de defesa sanitária animal. Isso se deve à sua potencial atuação como vetor de fungos patogênicos como o Ascosphaera apis, causador da doença conhecida como “cria-giz”, e o Nosema apis, responsável pela nosemose, ambos prejudiciais às abelhas.

A atuação do Vigiagro, em parceria com o LFDA, reforça a importância das barreiras sanitárias na proteção da fauna apícola nacional e na preservação do equilíbrio ambiental frente à ameaça de espécies invasoras.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS