A Academia Itapetiningana de Letras realiza, no dia 9 de novembro, a primeira edição da Feira Literária “Nhô Bentico e Teddy Vieira”, com atividades voltadas à promoção da cultura e literatura. O evento será na Casa Kennedy das 10h às 19h com entrada gratuita e faz parte da celebração dos 254 anos de Itapetininga.
A cerimônia de abertura está marcada para às 10h, com presença de autoridades e da Banda Municipal de Itapetininga. Durante todo o dia, o público poderá ter contato com diversos autores itapetininganos e conhecer suas obras. Além de participar de uma série de atividades culturais, incluindo apresentações de poesia, exposições, oficinas, música ao vivo, dança e teatro.
A feira é uma parceria da Academia com a Secretaria de Cultura e Turismo e o Centro Cultural Casa Kennedy e tem o apoio da Prefeitura de Itapetininga.
Confira a lista completa das atrações:
- Poesia em Foco – Wellington Nunes e Adriana Soares
- Exposição “Letras e Bordados” – Cecília de Lara
- Hip Hop Itape – Cultura de Rua
- Apresentação Musical – Kátia Baroni e Gabriel Rosa
- Clube da Viola – Bene Martins
- Projeto Guri
- Apresentação Musical – Andressa, do Projeto Guri
- Coral Municipal de Itapetininga – Kátia Baroni
- Banda Municipal de Itapetininga
- Apresentação Teatral “Rei Arthur” – Fábio Jurera
- Divino Humano – André Meira
- Jóias do Gramadinho
- Apresentação Teatral “O Pastorzinho Mentiroso”
- Oficina de Contação de Histórias – Silvana Lemes
- Exposição “Explorando o Mundo Através das Lentes” – – Colégio Objetivo
Serviço:
- Evento: 1ª Feira Literária “Nhô Bentico e Teddy Vieira”
- Data: 9 de novembro de 2024
- Horário: 10h às 19h
- Local: Casa Kennedy, Rua Prudente de Morais, 716, Centro, Itapetininga
- Entrada: Gratuita
Nho Bentico (Abílio Victor):
- Escritor e poeta itapetiningano, Nho Bentico, pseudônimo de Abílio Victor, ficou conhecido por suas crônicas e versos que capturam a vida e a cultura caipira. Seus escritos são celebrados pela autenticidade e simplicidade, exaltando o cotidiano rural do interior paulista e preservando o linguajar e os costumes caipiras.
Teddy Vieira
- Compositor e violeiro, Teddy Vieira foi um ícone da música sertaneja brasileira, nascido em Itapetininga. Autor de clássicos como “Menino da Porteira” e “Boiadeiro Errante”, suas canções traduzem o universo do homem do campo, com letras emocionantes e melódicas que se tornaram hinos da cultura sertaneja.