A Câmara Municipal de Avaré foi palco de duras críticas à SABESP, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, durante a sessão de segunda-feira (19). O vereador Hidalgo de Freitas (PSD) liderou as manifestações, usando a palavra livre para denunciar a proliferação de vazamentos de esgoto a céu aberto em diversos bairros, classificando a situação como “um absurdo” e um reflexo da “irresponsabilidade” da empresa.
Hidalgo de Freitas relatou casos alarmantes, como o de uma senhora na Barra Grande que teve sua casa afetada por esgoto vazando na porta da cozinha, impedindo-a de sair. O vereador também registrou vazamentos na estação elevatória do bairro Duílio Gambini e no Plimec. “A cidade inteira de Avaré está fedendo esgoto”, afirmou, destacando que o problema atinge bairros como Paineiras, Plimec, Duílio Gambini e Vila Jardim.
O parlamentar cobrou uma postura mais enérgica da Prefeitura em notificar a concessionária para que seja punida, lembrando de uma audiência pública realizada no ano passado com a participação da Arcesp, agência reguladora. “A população paga suas contas em dia, espera um serviço de qualidade, mas o serviço prestado pela Sabesp é péssimo, horrível”, disparou.
Hidalgo de Freitas também criticou a dificuldade em obter reparos da SABESP, alegando que a empresa sempre arruma desculpas e deixa a população convivendo com o mau cheiro e o risco sanitário. “Eu duvido que esse problema do esgoto, que esse cheiro, esteja na porta das casas dos representantes da Sabesp de Avaré. Eu duvido”, desafiou.
As críticas foram endossadas por outros vereadores. Jairinho do Paineiras sugeriu uma postura mais firme do Legislativo. “Eu acho que a gente está muito brando com a Sabesp, que leva um dinheiro muito grande do município. Se não [conseguem] como fazer, que abra mão logo”, afirmou.
Os vereadores Pedro Fusco, Barreto do Mercado e Luiz Cláudio também se manifestaram sobre os constantes vazamentos de esgoto que afetam a cidade.
Até o momento, a SABESP não se manifestou publicamente sobre as declarações dos vereadores.