O que comer para fazer o cabelo crescer? Essa é uma indagação comum entre aqueles que buscam uma aparência capilar mais exuberante ou lida com a queda de cabelo. Manter uma dieta saudável pode ajudar a lidar com essa questão.
A nutricionista Letícia Gasparetto destaca que o crescimento do cabelo está intimamente ligado à alimentação. “Isso porque o cabelo precisa de ‘combustível’ — vitaminas, minerais e proteínas — para crescer bem. Quando não comemos direito, o corpo prioriza órgãos mais importantes e o cabelo acaba ficando fraco ou caindo.”
Tome nota dos melhores alimentos:
- Ovos: ricos em proteínas e biotina, são fundamentais para o crescimento capilar.
- Espinafre e couve: cheios de ferro e vitaminas A e C, ajudam na circulação no couro cabeludo e nutrem o fio desde a raiz.
- Abacate: tem gorduras boas e vitamina E, que fortalecem o couro cabeludo.
- Castanhas e nozes: fontes de zinco e selênio, que evitam a queda e ajudam no brilho.
- Peixes como salmão e sardinha: ricos em ômega 3, que melhoram a saúde do couro cabeludo.
- Feijão e lentilha: fontes de ferro e proteína vegetal.
- Cenoura: cheia de vitamina A, ajuda a produzir o “óleo natural” do couro cabeludo.
“A alimentação pode ajudar a atrasar ou amenizar a queda, principalmente quando ela está ligada a carências nutricionais. Mas, se a calvície for genética (como a famosa ‘queda hereditária’), os alimentos sozinhos não vão impedir, embora possam melhorar a saúde dos fios e ajudar a manter o cabelo que ainda existe”, sinaliza a profissional.
Mesmo assim, Letícia reforça que quando o corpo recebe os nutrientes certos, o cabelo cresce mais forte, mais rápido e cai menos.