O papa Francisco visita uma prisão em Roma nesta quinta-feira (17) em meio as celebrações de Páscoa.
Na tradição Lava-pés, de Quinta-feira Santa, o pontífice lava os pés de detentos como forma de relembrar quando Jesus surpreendeu os discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia.
Esse ano, o papa não conseguiu realizar o costume, mas se reuniu com um grupo de cerca de 70 detentos por meia hora.
“Gosto de fazer todos os anos o que Jesus fez na Quinta-feira Santa, o lava-pés, na prisão”, disse Francisco. “Este ano não posso fazer isso, mas posso e quero estar perto de vocês’, acrescentou ele.
Francisco, papa desde 2013, visitou diversas prisões durante a Quinta-feira Santa.
A Igreja Católica celebra a Quinta-feira Santa, o dia da Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, na noite anterior à sua morte. É o primeiro dos quatro dias de celebrações que levam à Páscoa, o feriado cristão mais importante, no domingo.
O pontífice recebeu alta hospitalar no mês passado, depois de passar quase 40 dias internado com pneumonia bilateral. O médicos recomendaram que Francisco se recuperasse por dois meses antes de retomar o trabalho.
Apesar disso, Francisco fez diversas aparições públicas na última semana. Ele inclusive participou das celebrações de Domingo de Ramos.
Assim como em suas duas últimas aparições públicas, o papa respirava sozinho, sem auxílio de tubos de oxigênio.
*Com informações da Reuters