A ameixa é uma fruta suculenta e versátil, muito conhecida pela sua ação no combate à constipação intestinal. No entanto, esse não é o seu único benefício. Rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ela também favorece a saúde geral do corpo, especialmente quando consumida na versão desidratada, em que está a maior concentração desses nutrientes.
Segundo uma pesquisa da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, as ameixas secas têm mais que o dobro de antioxidantes que outros alimentos como a uva-passa e o mirtilo. O estudo explica que isso se deve às antocianinas, substância responsável pelo tom arroxeado da fruta, que ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas.
A seguir, confira mais benefícios proporcionados pela fruta e como consumi-la no dia a dia:
1. Combate a osteoporose
Um estudo publicado pelo The Journal of Nutrition indica que as ameixas secas podem ajudar a reduzir a perda óssea após a menopausa. A pesquisa analisou 183 mulheres não fumantes, não gravemente obesas e com idades entre 55 e 75 anos, e concluiu que o consumo de 50 g a 100 g de ameixa seca por dia tem bons resultados contra a perda óssea e a inflamação após a menopausa.
“Essas descobertas podem ser atribuídas à abundância de compostos bioativos encontrados nas ameixas secas, incluindo vitaminas, minerais, ácidos fenólicos e polifenóis, que provavelmente agem em sinergia para suprimir os monócitos ativados e sua secreção de citocinas inflamatórias que reabsorvem os ossos”, explicou Connie Rogers, coautora da pesquisa.
2. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
O potássio presente na ameixa seca pode ajudar a regular a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, os antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação e protegem contra o acúmulo de colesterol nas artérias, evitando complicações severas como AVC (acidente vascular cerebral) e infarto.
Continue a leitura no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.