O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) abre a consulta da primeira parcela do 13º salário nesta quinta-feira, 17/4. Todos os beneficiários já podem verificar o valor que será liberado, além da data de pagamento, elegibilidade e outras informações pertinentes.
Vale salientar que o calendário será o mesmo definido para a competência de abril. Ou seja, a primeira parcela cairá nas mesmas datas dos benefícios regulares do mês-base. O escalonamento funciona a partir do penúltimo dígito que aparece no NB (Número de Benefício).
O abono será destinado a todos os cidadãos ou dependentes que possuem direito à aposentadoria, pensão por morte, benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Assim como nos anos anteriores, o valor será antecipado.
Tanto a primeira quanto a segunda parcela cairão na conta ainda no primeiro semestre do ano. A decisão foi tomada pelo Governo Federal, a pedido do INSS. O objetivo é movimentar a economia e fornecer os recursos mais cedo para que os segurados se organizem financeiramente.
Enquanto a primeira parcela será paga na competência de abril, mais precisamente a partir do dia 24/4, a segunda ficará disponível conforme o escalonamento definido para os benefícios regulares do mês-base de maio. Nesse caso, os depósitos começarão em 26/5.
O calendário dos benefícios regulares de abril será adotado para o pagamento da primeira parcela do ano. Sendo assim, os repasses serão feitos entre os dias 24/4 e 8/5. Aqueles que recebem valor equivalente ao piso nacional terão o depósito mais cedo, como de costume.
De qualquer maneira, o escalonamento será baseado no penúltimo dígito que aparece no documento NB. Ou seja, o mesmo algarismo que fica antes do traço no documento, conforme exemplificado em negrito: 000.000.001-0. Confira as datas oficiais logo abaixo:
A consulta da primeira parcela do abono, que abre nesta quinta-feira, 17/4, pode ser feita diretamente pelo sistema do Meu INSS, que tem versão para desktop e mobile. O passo a passo é bem simples e, no final, os segurados conseguem obter o PDF com as informações:
Lembrando que a base de cálculo da primeira parcela é o benefício da competência de abril, mas considerando apenas 50% do total. O restante será transferido na segunda rodada, a partir de maio. Nesse caso, alguns descontos poderão ser feitos.
Especificamente no caso dos segurados que ainda são obrigados a declarar o Imposto de Renda. De qualquer maneira, os detalhes ficarão disponíveis no documento de consulta. Qualquer dúvida, entre em contato diretamente com a Central de Atendimento do INSS.
Ela funciona por meio de ligações para o telefone 135. Os serviços automáticos operam durante 24 horas por dia, mas, para atendimento humano, é necessário ligar de segunda a sábado, das 7h às 22h.