Treze pessoas suspeitas de envolvimento em crimes como extorsão mediante sequestro, estelionato, roubo e latrocínio foram presas na manhã desta terça-feira (15), durante a Operação Hereditas.
A ação foi coordenada por equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil da Bahia. As diligências foram realizadas na capital Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e no interior do estado.
Além dos mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), os agentes também cumpriram nove ordens judiciais de busca e apreensão. Durante a operação, porções de drogas foram encontradas com alguns dos suspeitos.
De acordo com a polícia, quatro integrantes da quadrilha são apontados por participação direta em sequestros com extorsão. Em Salvador, o grupo atuava nos bairros do Nordeste de Amaralina, Águas Claras, Valéria, Fazenda Grande do Retiro, Boca do Rio, Trobogy e Sussuarana. Na RMS, há registros de ações criminosas em Lauro de Freitas e Camaçari. Já no interior, as cidades de Feira de Santana, Juazeiro, Ichu e Vitória da Conquista também têm vítimas identificadas.
A operação mobilizou cerca de 200 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes, além de equipes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.
“Estamos firmes na integração da Polícia Civil, formando um time coeso, atuando com inteligência policial e estratégia, visando o nosso maior objetivo, que é reduzir ao máximo os índices de violência e promover a paz nas comunidades”, destacou o delegado-geral André Viana.