18/04/2025 - 22:14
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anti-idade: veja alimentos que retardam o envelhecimento depois dos 50

Com o avanço da idade, o corpo passa naturalmente por mudanças que impactam a pele, os ossos, os músculos e o funcionamento de diversos órgãos. A boa notícia é que, além de cuidados estéticos e acompanhamento médico, a alimentação pode ser uma grande aliada no processo de envelhecer com saúde e vitalidade.

Depois dos 50 anos, o organismo tende a produzir menos colágeno, sofrer mais com processos inflamatórios e apresentar maior risco de doenças crônicas. É nesse cenário que entram os alimentos com potencial anti-idade, capazes de fornecer antioxidantes, vitaminas, minerais e compostos bioativos que protegem as células e favorecem a regeneração dos tecidos.

8 imagens

Praticar atividade física é essencial

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
1 de 8

Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer

Getty Images

2 de 8

Praticar atividade física é essencial

Pixabay

3 de 8

Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais

Tim Platt/Getty Images

4 de 8

Por isso, procure sempre manter a boa forma

Alto Astral/Reprodução

5 de 8

Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás

Getty Images

6 de 8

Evite erros comuns que retardam o emagrecimento

Getty Images

7 de 8

Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo

Pixabay

8 de 8

Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal

Getty Images

 

O que incluir no prato?

Peixes ricos em ômega 3, como salmão, sardinha e cavalinha, ajudam a combater inflamações silenciosas que aceleram o envelhecimento. Frutas vermelhas, como morango, amora e mirtilo, são fontes de antocianinas, potentes antioxidantes que protegem o cérebro e a pele. Já o abacate oferece gorduras boas que favorecem a saúde cardiovascular e a produção hormonal.

Vegetais verde-escuros (como espinafre e couve) são ricos em magnésio, ferro e luteína, substância que protege os olhos e a pele. As oleaginosas, como castanhas e nozes, fornecem selênio e vitamina E, nutrientes com ação antioxidante e protetora contra o estresse oxidativo.

Cúrcuma, chá-verde e cacau: grandes aliados funcionais

Além dos alimentos do dia a dia, ingredientes funcionais como cúrcuma (açafrão-da-terra), chá verde e cacau 70% também merecem destaque. Esses compostos contêm substâncias que ajudam a reduzir marcadores inflamatórios, estimulam a circulação e promovem a longevidade celular.

Evite o que acelera o envelhecimento

Por outro lado, o consumo frequente de ultraprocessados, excesso de açúcar, álcool e gorduras trans está associado ao envelhecimento precoce, por estimular a inflamação e aumentar o acúmulo de toxinas no organismo.

Envelhecer bem não é sobre parar o tempo, mas sim sobre dar ao corpo as ferramentas certas para que ele funcione da melhor forma possível. E pode ter uma certeza: isso começa, literalmente, pelo prato.

Juliana Andrade(*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS