21/04/2025 - 00:35
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vem aí chuvas intensas em mais de 1,5 mil cidades, avisa INMET

Em nova previsão do tempo emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 1.593 cidades de todas as regiões brasileiras, exceto a do Sul, devem passar por chuvas intensas a partir desta segunda-feira, 14/4. O temporal deve se estender até às 10h de amanhã, 15/4.

Quatro alertas foram divulgados recentemente. Um deles, inclusive, informa sobre a possibilidade de acumulado de chuva no Leste Sergipano e Leste Alagoano. O nível de severidade foi classificado como “perigo potencial”. Por isso, é necessário evitar o mau tempo.

O acumulado de chuva pode ter volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Entretanto, o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco é baixo. De qualquer maneira, é desaconselhável usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Outros dois avisos também foram classificados como “perigo potencial”, informando sobre o risco de chuvas intensas em diversas cidades espalhadas pelo país. Os ventos podem ter velocidade de 40 km/h a 60 km/h, mas com baixo risco de corte de energia e alagamentos.

Em caso de rajadas de vento, o instituto aconselha que os cidadãos não se abriguem debaixo de árvores. Os motoristas também não devem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. O primeiro alerta vale para inúmeras áreas do país, como:

Já o segundo abrange o Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense e Sul de Roraima.

Outro aviso foi emitido pelo instituto, mas sobre a possibilidade de chuvas intensas com nível “perigo” de severidade. Nesse caso, o volume de água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com a incidência de ventos intensos (60 km/h a 100 km/h).

Há o risco considerável de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Se for possível, é recomendado desligar o quadro geral de energia, ainda mais em caso de rajadas de vento.

Vale do Acre, Baixo Amazonas, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Leste Rondoniense, Sul Amazonense, Sudoeste Amazonense, Centro Amazonense, Madeira-Guaporé, Sul de Roraima, Vale do Juruá e Sudeste Paraense são as áreas que podem ser impactadas.

  • O Portal O Vale Notícias nasceu em 2024 com o objetivo de reunir as principais notícias da região da Bacia do Paranapanema, bem como os principais fatos nacionais e internacionais, integrando o setor de comunicação de massa, em conjunto com os meios de imprensa já existentes na região. A nossa finalidade é oferecer um jornalismo de credibilidade e imparcial, aliado ao imediatismo e a rapidez da internet.

Últimas notícias

spot_imgspot_img

MAIS LIDAS